Homenagem conta com a presença de membros da Diretoria Executiva, coordenadores e conselheiros; além de autoridades da região
Por Andréa Ascenção
Associados de Franca, Ribeirão Preto e regiões próximas são homenageados ao completarem 50, 60 ou 70 anos no quadro associativo da entidade. A ação foi idealizada, em 2001, pela conselheira vitalícia Arita Damasceno Pettená.
O presidente da Diretoria Executiva da AFPESP, Artur Marques, fez questão de registrar um reconhecimento. “Todos que participam dos órgãos superiores da administração (Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal) são voluntários, trabalham diuturnamente, de forma gratuita e espontânea, em prol da associação, mas nem sempre há compreensão das dificuldades pelas quais essas pessoas passam. Quero agradecer, em especial, nossos conselheiros e conselheiras pela dedicação, que, inclusive, origina proposições como esta homenagem que está sendo realizada aos associados. É uma alegria poder estar aqui com todos”, enfatizou Artur Marques.
Franca
No dia 16 de outubro, durante a cerimônia realizada no Hotel Dan Inn Franca & Convenções, o coordenador de Associativismo e representante dos associados de Franca e região, Paulo César Corrêa Borges, discursou: “Este é um momento de reconhecimento da história daqueles que ajudaram a construir a associação e é muito importante dizer isso porque muitos desses associados ‘anônimos’ foram alicerces para chegarmos até esse momento”.
Um desses alicerces recorda ter conhecido um representante da AFPESP em 1957, quando decidiu se inscrever para fazer parte da associação. Na época, Uriel Bergamini era escriturário na Secretaria Municipal da Educação. Por muitos anos trabalhou na Escola Estadual de 1º e 2º graus Silvio de Almeida, em Batatais (SP). “A AFPESP sempre está nos auxiliando nas nossas pretensões, principalmente ao idoso, aposentado”, afirmou Bergamini.
Aos 94 anos, o associado contou que recentemente operou um joelho e, por isso, reduziu suas saídas de casa, mas planeja retomar as atividades com a família: “Tenho adorado utilizar as unidades de lazer em Poços de Caldas e Lindoia. O que marcou mesmo foi a gentileza da turma toda: direção e funcionários. A alimentação é muito boa, os passeios são ótimos. Ultimamente, não tenho muita saúde para estar saindo, mas ainda hoje eu falei para a minha senhora: ‘nós precisamos ver se a nossa filha vai conosco’. Vale a pena para passear”, disse Bergamini.
Outro homenageado, Francisco Mariano Mendes, 80 anos, recebeu um bótom de 50 anos de associativismo. “Eu me sinto honrado e feliz ao mesmo tempo porque a associação só engrandece o funcionário público, defende a nossa classe”, declarou Mendes, que também usufrui das unidades de lazer da AFPESP: “Já fui várias vezes na do Guarujá. Também visitei Itanhaém e Campos de Jordão. A minha esposa foi agora para Socorro, com as amigas dela. As unidades são muito boas, tranquilas. A gente curte bastante”.
Para a associada Jadir Helena Prado, 84 anos, muitos momentos inesquecíveis foram vivenciados nas festas de final de ano da AFPESP. “Nós passamos muitas vezes o Natal e Réveillon nas unidades de lazer. Ia sempre com a minha sobrinha Regina Aparecida Prado Me sinto honrada por ser homenageada depois de tantos anos. Sou associada desde que entrei na Caixa Econômica do Estado de São Paulo. Trabalhava na auditoria como inspetora. Faz três anos que mudei para Franca, morava em São Paulo e ia muito com as minhas amigas em quase todas as colônias [antigas unidades de lazer]. Poços de Caldas, Guarujá e Campos do Jordão são ótimas”, contou Jadir.
“Agradecemos demais por vocês terem se mantido fiéis e pela persistência de acreditar na AFPESP. Homenagem não se implora, nem se joga fora. A homenagem a gente conquista. E conquistar a homenagem sozinho pode ser grandioso, mas quando compartilhamos a homenagem conquistada, como aqui, é uma verdadeira benção”, disse o presidente do Conselho Fiscal, William Marinho de Faria.
O presidente do Conselho Deliberativo, Cassio Juvenal Faria, também dirigiu-se aos associados homenageados. “Quero, de certa forma, reiterar o que tenho dito em outras homenagens pelo interior a fora. Tenho em mãos o fac-símile do primeiro estatuto da nossa entidade. O fim social principal era: promover a união entre os funcionários públicos e defender os interesses legítimos da classe. O segundo ponto que destaco é: proporcionar repouso quando em férias – a semente das nossas colônias de férias. Os nossos fundadores lançaram os alicerces da nossa entidade, mas é necessário edificá-la. Na verdade, os grandes responsáveis por erguer essa edificação foram os senhores e as senhoras com essa fidelidade de mais de meio século. Essa homenagem é um pleito de gratidão”.
Também estiveram presentes na cerimônia: Elcio Trujillo (desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e professor da Faculdade de Direito da Unesp – Universidade Estadual Paulista); Lizabete Machado Ballesteros (diretora Econômico-financeira da Diretoria Executiva); Adherbal Silva Pompeo (1º tesoureiro da Diretoria Executiva); Ana Maria Pereira Amaral e Feres Sabino (ex-coordenadores da AFPESP); Dalmar Cassapula (membro do Conselho Fiscal); Adevilson Cústódio, Antonio Sérgio Scavacini, Edna Pedroso de Moraes, Mucio Rodrigues Torres, Sérgio Roxo da Fonseca e Sônia Cerdeira (conselheiros vitalícios); Edson Toshio Kubo, Orestes Gir Júnior, Reinaldo Musetti, Silvia Lin Mei Tchun, Tânia Regina Gonsales Jannuzzi e Zilda Maria Mendes Falqueto (conselheiros) e Erika Paulino Racero (supervisora da Unidade Regional de Franca).
Confira a lista completa de homenageados:
60 anos de associativismo
Uriel Bergamini
Izar Garcia de Andrade
50 anos de associativismo
Rita Aparecida Bezerra Telles
Vicente Lazaro de Oliveira Benate
Jadir Helena Prado
Dalva de Oliveira Tubero
Ecio Cristino Silva
Francisco Mariano da S. Mendes
Reinaldo Expedito Nascimento Silveira
Dirce Monteiro Medeiros
Ribeirão Preto
Os associados de Ribeirão Preto e região que completaram 50, 60 ou 70 anos de AFPESP foram homenageados no dia 17 de outubro. A solenidade aconteceu no Hotel Royal Tulip JP e contou com a participação do conselheiro vitalício e ex-presidente da Diretoria Executiva, Álvaro Gradim, representando os residentes de Ribeirão Preto.
“Esta é uma festa de reconhecimento pelo associativismo dos homenageados. Sabemos do orgulho desses senhores e senhoras por fazerem parte desta grande família afpespiana. É a contribuição mensal de todos os associados durante 93 anos, que se completam no próximo dia 5 de novembro, que permitiu construir esse enorme patrimônio que se estende pelos estados de São Paulo e Minas Gerais. Parabenizo e desejo a todos os homenageados saúde, vida longa e muitas bênçãos do pai celestial”, proferiu Gradim.
Jesus Aparecido Ribeiro, 82 anos, que trabalhou como professor “a vida toda”, foi o primeiro homenageado a chegar no local da cerimônia. “Eu nem esperava o pessoal lembrar de nós depois de tantos anos de contribuição. Recebo [a homenagem] com alegria. Já visitei as unidades de lazer do Guarujá, Poços de Caldas, Peruíbe e Campos do Jordão. Em todo lugar fomos bem recebidos. Quando vamos na Sede também somos muito bem atendidos”, contou Ribeiro.
Dentre os que completaram 70 anos no quadro associativo, Francisco Lucio Faleiros, 90 anos, comentou: “Me sinto muito feliz. Sempre adorei a associação, frequentei as colônias quando meus filhos eram menores. Lembro de tudo. Até da colônia antiga do Guarujá que era de madeira”. Aposentado como auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Faleiros também utiliza com frequência outros benefícios da AFPESP, como descontos em farmácias conveniadas; além de participar de excursões organizadas pela unidades regionais. “Já fui para vários lugares de ônibus”, contou o homenageado.
Em 1962, quando se tornou associada da AFPESP, Maria Thomazina Romano Tassinari, 84 anos, pensou: “que maravilha! Vou ter condições de tirar férias com a família e amigos. Também aconteceria um intercâmbio maior entre os funcionários de todas as secretarias”. Maria Thomazina vivenciou tudo o que esperava. “Eu fiquei muito emocionada porque passaram muitos anos até hoje e aqui mesmo eu já encontrei cinco ou seis que trabalharam comigo. Gostaria de agradecer muito os que tiveram essa ideia, aprovaram e se agregaram para essa maravilha acontecer”, finalizou a associada.
A solenidade também contou com a participação de: Lizabete Machado Ballesteros (diretora Econômico-financeira da Diretoria Executiva); Adherbal Silva Pompeo (1º tesoureiro da Diretoria Executiva); Paulo César Corrêa Borges (coordenador de Associativismo); Ana Maria Pereira Amaral e Feres Sabino (ex-coordenadores da AFPESP); Adevilson Cústódio, Álvaro Gradim, Antonio Sérgio Scavacini, Edison Pinceli, Edna Pedroso de Moraes, Mario Palumbo, Mucio Rodrigues Torres, Sérgio Roxo da Fonseca e Sônia Cerdeira (conselheiros vitalícios); Carmem Silvia Pedroni Benatti, Edson Toshio Kubo, Fernando José Zanetto Tamburo, Giuliana Angela Palumbo, José Luiz Rocha, Josemary Rosas, Leda Regina Machado de Lima, Manoel Diniz Junqueira, Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello, Mário Miyahara, Meire Eveli Tamen, Orestes Gir Júnior, Regina Laura de Morais Santos e Marinho de Faria, Reinaldo Musetti, Rita de Cássia Silva, Silvia Lin Mei Tchun, Tânia Regina Gonsales Jannuzzi e Zilda Maria Mendes Falqueto (conselheiros); Dalmar Cassapula (membro do Conselho Fiscal) e Cleciano da Silva Araújo (supervisor da Unidade Regional de Ribeirão Preto).
Confira a lista completa de homenageados:
70 anos de associativismo
Francisco Lucio Faleiros
Nair dos Santos Janicelli
60 anos de associativismo
Juareztovam Lamim de Carvalho
Maria Thomazina Romano Tassinari
Maria Teresinha Faleiros
50 anos de associativismo
Ana Celia Nogueira de Oliveira Puglia
Ana Raquel Barradas Ervas
Anna Maria Prado Novaes Lopes
Arthur Raffaini Neto
Aurea Isabel de Oliveira
Celia Aparecida Pantosso de Medeiros
Clarice de Lourdes Silva
Cleire Magosso
Darci Caceres Morandin
Eny Moratto Nogueira
Fernanda Castello Moço Ripamonte
Hilton Mauricio de Araújo
Irany Figueiredo Pacini
Jarbas Francisco Giorgini
Jesus Aparecido Ribeiro
Lionel Segui Gonçalves
Luisa Soares da Silva Aliberti
Luiz Carlos Garla
Maria Alice Pereira Martins
Maria Ismeria Melo Viana
Maria Regina Marques Mendonça
Maria Rita Vieira Cunha
Maria Therezinha Francolin Bonato
Marila Ines Dalmazo Barbieri
Marilyn Domingues Campano
Meiga Helis Donini
Moises Azarias de Oliveira
Neide dos Anjos Lopes Rezende
Rosaria Maria Martinez
Sonia Cerdeira
Sumie Kanemaru Palombo
Vera Lucia Palméro
Wellington Dinelli
Zaira Carmona Ferreira de Camargo
Zanete Moraes da Silva
Zonelia Borges de Rezende