Por Artur Marques
É com satisfação que, neste momento próximo do encerramento de um triênio – período em que tive a honra de estar à frente da gestão da nossa associação, juntamente com os meus pares na Diretoria Executiva e com o importantíssimo apoio dos Conselhos –, relaciono algumas das realizações, em especial no que tange à atividade mais procurada por nossos associados, que ao longo do tempo se tornou a “marca registrada” da AFPESP, ou seja, os serviços de hospedagem nas unidades de lazer.
A vocação “hoteleira” da AFPESP, se assim podemos dizer, nos inspira a aprimorar cada vez mais a nossa capacidade de gestão das unidades de lazer e a buscar atender à demanda reprimida por serviços de hospedagem.
Exemplos disso são os estudos e visitas técnicas com a participação dos nossos conselheiros e profissionais das coordenadorias de Obras e Meio Ambiente nos hotéis São Francisco e Lancaster, em Poços de Caldas; além dos imóveis em Dois Córregos, o Clube de Vinhedo e parte da Fazenda Ibirá.
Em 2022, 118.065 pessoas frequentaram as unidades de lazer. No ano seguinte, foram 123.440 e, neste ano, 2024, 65.178 pessoas foram registradas de janeiro até julho.
É importante destacar também o empenho na realização de ações voltadas à manutenção da qualidade dos serviços prestados nas 22 unidades de lazer. A pesquisa que os associados respondem após o check-out registra alto índice de satisfação, em média 95%, considerando: atendimento, eficiência dos serviços, alimentação, infraestrutura, limpeza e lazer.
O próximo passo é consenso entre os três órgãos diretivos da AFPESP (Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal). Nossa meta é aumentar, pelo menos, 20% o número de vagas de hospedagem a fim de atender as expectativas dos nossos associados e seus dependentes.
No quesito qualidade dos serviços ofertados pelas unidades de lazer, destacam-se:
- Unidade de Lazer AFPESP Lindoia
Reinaugurada em agosto de 2022, a UL de Lindoia esteve fechada por aproximadamente dois anos. Na nossa gestão realizamos obras imprescendíveis de reforma. A cozinha e o restaurante foram totalmente reformulados; o Spa remodelado; as salas de TV, sistema de iluminação, sistema de para-raios e drenagem pluvial passaram por obras essenciais para adequação às normas regulatórias.
- Unidade de Lazer AFPESP São Lourenço
Reaberta em outubro de 2023, a UL São Lourenço, em Minas Gerais, passou a fornecer pensão completa e maximizar sua utilização, com cozinha e restaurante ampliados; instalações modernas e funcionais; aparelhos de ar-condicionado para temperaturas quente e fria, apartamentos PCD, sauna e outras melhorias.
No que se refere ao aumento da oferta de vagas de hospedagem destacam-se:
- Unidade de Lazer AFPESP Águas de São Pedro
Concretização da compra do antigo Hotel Jerubiaçaba em Águas de São Pedro, em dezembro de 2023. Os projetos de arquitetura e complementares foram aprovados e já estão em fase de elaboração.
- Unidade de Lazer AFPESP Dois Córregos
O projeto de reforma do antigo Hotel e Estância Santa Paula, no município de Dois Córregos, foi retomado em 2024. O processo de ampliação já foi aprovado e contará com uma nova unidade de lazer de 9.600 m2 e previsão de 101 apartamentos.
- Unidade de Lazer AFPEPS Poços de Caldas II
Em julho de 2024 os órgãos diretivos da associação aprovaram a contratação dos projetos de arquitetura e complementares, com vistas à instalação da Unidade de Lazer Poços de Caldas II, na área dos antigos Hotéis São Francisco e Lancaster, com previsão de 107 apartamentos.
- Unidade de Lazer AFPESP Peruíbe II
A obras de ampliação da Unidade de Lazer Peruíbe II, muito procurada por nossos associados devido à sua localização, já foram aprovadas e a unidade passará a contar com mais 40 novos apartamentos, dobrando, assim, a disponibilidade para hospedagem.
Em suma, para ampliar a nossa oferta de vagas de hospedagem e de opções de lazer temos atuado em duas grandes frentes. Uma delas é levar adiante diversos estudos que visam analisar possibilidades de novos negócios com potencial de alcançar esses objetivos. A outra é a constituição de comissões específicas para cada trabalho.
Continue contando com nosso empenho ininterrupto e receba nosso muito obrigado pela confiança em nossa gestão.
Artur Marques é presidente da AFPESP e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.