O patrono desta Unidade Regional é o Adevilson Custódio.
A AFPESP mantém uma Unidade Regional em Araraquara, inaugurada em 2003. O município se destaca por possuir a segunda maior renda per capita da região (US$ 5 mil) e um dos mais elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, segundo dados da Prefeitura.
A unidade tem se consolidado como uma presença importante na região, impulsionada pela forte atuação do funcionalismo público local. Atualmente, mais de 4 mil associados são atendidos em Araraquara e em outros 25 municípios vizinhos, incluindo Taquaritinga, Matão, Itápolis, Ibitinga, Américo Brasiliense, Ribeirão Bonito, Borborema, Gavião Peixoto, Rincão, Boa Esperança do Sul, Dobrada, Tabatinga, Dourado, Cândido Rodrigues, Motuca, Nova Europa, Santa Lúcia, Santa Ernestina, Guarapiranga, Fernando Prestes, Tapinas, Jutupema, Bueno de Andrada, Curupá e Guariroba.
A UR oferece acesso facilitado aos principais serviços da Associação, como pagamentos, reservas para as unidades de lazer e atendimento administrativo, sempre com agilidade e sem burocracia excessiva.
Como a maioria dos associados da região está inativa, a AFPESP promove atividades voltadas às suas necessidades e interesses. Entre elas, destacam-se as reuniões semanais do Grupo da Amizade e excursões mensais para unidades de lazer e destinos turísticos.
Conhecida como "Morada do Sol", Araraquara é sede da 12ª Região Administrativa do Estado e abriga 68 repartições públicas federais, estaduais e municipais, entre elas prefeitura, câmara municipal, secretarias e centros comunitários, que atendem os 26 municípios da região central do Estado.