Recomendamos que seja observado o seguinte:
O acesso ao FlexReserva só estará disponível a partir das 8h30 da data prevista para abertura do período. Antes desse horário você verá um contador regressivo informando quanto tempo falta para a liberação do acesso. Quando o contador “zerar” você será redirecionado automaticamente para o FlexReserva. Não há razão para entrar no website do FlexReserva com antecedência superior a 5 minutos. Não há fila ou qualquer outro dispositivo que garanta vantagem a quem se conecta mais cedo. Isso é, inclusive, desencorajado. Uma vez que o contador regressivo for acionado, não mude de tela! Não fique navegando em outras abas ou usando outros aplicativos. Há um recurso nos browsers (navegadores: Chrome, Safari, Mozilla) modernos que reduzem o processamento de abas que estão em segundo plano. Isso pode causar atraso no relógio do cronômetro, gerando disparidade com o horário real. Se tiver dúvida sobre o tempo restante exibido no cronômetro, atualize a página no browser (teclando Ctrl + F5).
Para evitar este tipo de problema, toda a infraestrutura de servidores e sistemas online da AFPESP, são constantemente atualizados para melhor atender ao grande número de conexões simultâneas que recebemos nessas ocasiões. Porém, como todo serviço de atendimento online, o sistema está sujeito a congestionamento devido ao grande número de acessos.
Devido a facilidade de realizar uma reserva em poucos cliques, o tempo médio para que o associado consiga garantir uma acomodação (aproximadamente 25 segundos) e a quantidade de usuários acessando simultaneamente o FlexReserva na abertura de períodos de alta temporada é grande.
Importante: a cada 20 minutos são expiradas as sessões onde o usuário ficou inativo ou não concluiu sua reserva. Após este período, as acomodações são liberadas para uma nova reserva.
Ampliação das unidades existentes, aquisição de novos empreendimentos e também visando aumentar a oferta de vagas, estamos constantemente reavaliando as regras de hospedagem para que possamos atender um número ainda maior de associados por unidade.
As opções de acomodação são exibidas na tela “Melhor opção”. A próxima etapa será a escolha do número da acomodação baseada nas informações previamente escolhidas.
Quando necessário alterar o tipo de acomodação, bastar voltar a tela “Melhor opção”.
Bem como acontece nos mais populares serviços de reserva online (Decolar.com, Submarino Viagens, entre outros), o sistema permite que o associado faça uma pesquisa prévia do quanto custará sua viagem, sem a obrigatoriedade de reservar no momento da pesquisa.
Importante: Sua acomodação estará garantida após a escolha da acomodação disponível. Tenha sempre em fácil acesso suas informações de acesso (login e senha)
O sistema permite que o associado faça seu check-in e check-out de forma totalmente personalizável, logo poderão surgir vagas de apenas uma pernoite entre um check-out e um novo check-in, porém, como consta nas regras de utilização do FlexReserva, esta ação não é permitida.
Com intuito de evitar este tipo de situação, as unidades que possuem esses intervalos oferecem aos associados, que já estejam com a reserva paga ou hospedados, a possibilidade de aumentar o número de estadas.
Portanto, antes de realizar sua reserva, faça uma busca rápida nas vagas disponíveis (www.afpesp.org.br/flexreserva/vagas-disponiveis)
O FlexReserva permite que os associados façam suas reservas com, no mínimo, dois pernoites (duas diárias). Há quem prefira reservar um fim de semana com entrada na sexta-feira e saída no domingo. Outros preferem entrar no sábado com saída na segunda-feira. Nos dois casos, sábado é o dia que estará 100% ocupado em todos os apartamentos (se a unidade estiver lotada).
Nesses casos a sexta-feira estará livre para check-out em alguns apartamentos – podendo ser selecionada como “data de saída” – e o domingo estará livre para check-in em outros – podendo ser selecionado como “data de entrada”. Essa disponibilidade (de sexta e domingo) aparece no calendário do FlexReserva, dando a falsa impressão que todas as reservas do sábado são de apenas um pernoite.
O tempo limite para concluir uma reserva é de 20 minutos.
O cronômetro fica ativo de modo regressivo a partir do momento em que o associado seleciona com sucesso o número do apartamento desejado.
Há também um controle de seção que desconecta o usuário se não houver interação (se o usuário deixar a tela parada) por mais de 20 minutos.
O FlexReserva foi projetado para evitar qualquer tipo de favorecimento. Na abertura dos períodos TODOS os apartamentos disponíveis são colocados à venda ao mesmo tempo e exclusivamente pela Internet. Não há quotas reservadas para serem trabalhadas pela Sede, Unidades Regionais ou Unidades de Lazer.
Não existe lista de espera, mas aqueles que não conseguiram uma vaga na data de abertura do período podem procurar novas oportunidades durante o dia, quando as reservas não pagas são canceladas automaticamente e os apartamentos liberados para reserva online.
O sistema de sorteios sempre foi alvo de críticas por ser um processo rígido, burocrático e excludente. Com o advento do FlexReserva a oferta de vagas passou a ser feitas pela Internet, ou seja, não importa onde o associado esteja, se tiver acesso à internet – no computador, tablet ou celular – terá condições de competir por uma vaga. Os períodos se tornaram flexíveis (com exceção dos pacotes de feriado) e quem seleciona a data de entrada e saída é o próprio associado. Além disso foi criada a possibilidade de reservar fins de semana, o que permite que os funcionários públicos da ativa também desfrutem das nossas unidades de lazer durante o ano todo e não apenas em datas especiais quando a concorrência é muito grande.
A abertura é feita nos dias úteis às 8h30 por algumas razões. A principal é que nosso time está sempre completo nesses dias e horário de abertura. Se a liberação fosse feita à noite ou nos finais de semana, teríamos disponível apenas o pessoal que trabalha em regime de plantão. Além disso, nos dias úteis todos os nossos canais de atendimento estão à disposição do associado para o esclarecimento de dúvidas e orientações gerais.
É considerado alta temporada o período de dezembro a fevereiro e o mês de julho. Cada associado pode fazer até duas reservas em alta temporada, desde que uma seja no intervalo de dezembro a fevereiro e a outra em julho. A limitação do número de reservas visa única e exclusivamente aumentar o número de associados (famílias) atendidas em cada período.
Os demais meses do ano (de março a junho e de agosto a novembro), são considerados baixa temporada, não havendo limitação para o número de reservas.
Importante: as reservas realizadas durante a baixa temporada não comprometem o direito a vaga em alta temporada.
Nós desencorajamos veementemente a utilização da mesma matrícula para fazer reserva em mais de um dispositivo (seja computador, tablet ou celular) ao mesmo tempo. Sua experiência de navegação pode ser prejudicada, gerar conflitos, exibição de mensagens de advertência e até mesmo causar a liberação do apartamento antes da conclusão do processo de reserva.
As páginas do sistema FlexReserva foram projetadas para serem muito leves, então não há diferença significativa no tempo de carregamento entre uma conexão de 1MB e outra de 10MB, por exemplo.
Há também que se considerar que a velocidade da conexão não é o único fator determinante na experiência de navegação dos internautas. As condições da rede, qualidade do sinal, provedor de acesso e concorrência local, entre outros, são fatores que podem influenciar na velocidade de acesso.
As condições do computador, do roteador, a versão do sistema operacional, do navegador de internet e as configurações de antivírus e firewall também podem influenciar na experiência de navegação.
Para todos os efeitos é interessante testar sua velocidade de conexão com antecedência. Existem vários serviços online que podem ser utilizados para isso, sendo o mais simples deles o https://fast.com/pt/ mantido e oferecido gratuitamente pela Netflix.
Terá direito a um segundo apartamento, os associados que tenham a intenção de se hospedar em uma unidade de lazer onde a quantidade de dependentes diretos (devidamente cadastrados com carteira social emitida e dentro do prazo de validade) exceda a capacidade da maior acomodação disponível.
Familiares convidados são permitidos em todos os períodos, desde que ocupem a mesma acomodação do Associado Titular. Não é permitido solicitar apartamento extra para hospedar familiares convidados.
Sim, durante o processo de reserva o sistema solicita a declaração do grau de parentesco de cada hóspede em relação ao Associado Titular. O uso de informações inverídicas, poderá causar sanções e penalidades expressas no Estatuto Social da AFPESP.
Não há qualquer tipo de favorecimento ou prejuízo a associados da Capital ou do Interior no momento de liberação de novos períodos. A probabilidade de conseguir uma reserva de 7 (sete) dias é a mesma que a de conseguir uma de 2 (dois) dias. A sequência de telas e a quantidade de cliques para se chegar ao resultado desejado são exatamente as mesmas.
O FlexReserva preza pela igualdade de oportunidade e não cria nenhuma barreira ou benefício baseado na localização geográfica do associado.
Não. O FlexReserva foi concebido justamente para proporcionar as mesmas oportunidades para todos os associados, sem qualquer tipo de favorecimento.
Não. Cada unidade, dependendo do porte, tem um ou mais apartamentos que ficam fechados a título de manejo. Esses apartamentos servem para realocar hóspedes no caso de alguma eventualidade (problema) com os apartamentos já reservados.
Mesmo os apartamentos de manejo são disponibilizados para reserva online se a possibilidade de ocorrência de incidentes for baixa, já que todas as nossas unidades passam por constantes processos de inspeção e manutenção. Essa liberação ocorre semanalmente, quando são liberados os próximos 7 (sete) dias (sempre do mês corrente).
Dentre as inúmeras vantagens nos serviços e parcerias oferecidas, destacam-se a obrigatoriedade da presença do titular em todas as hospedagens na alta temporada, tarifário de hospedagem com preços competitivos em comparação a hotéis com o mesmo padrão e regime alimentar.
Os reajustes aplicados tiveram como base o repasse inflacionário de acordo com o cenário econômico do país, e são necessários para manter em dia o melhor serviço aos associados durante sua estadia.
Vale lembrar que os valores cobrados são avaliados tendo como foco o associado que é o bem maior desta entidade.
O FlexReserva oferece ao associado um cálculo de hospedagem compatível com a estrutura, capacidade da acomodação escolhida e regime alimentar. Projetado de forma a reduzir o valor da hospedagem, de acordo com o número de hóspedes. Quanto mais pessoas, menor será o preço ou custo individual por hóspede.
AFPESP disponibiliza aos associados em suas Unidades de Lazer:
Vale lembrar que ao elaborar a nova política de hospedagem desde 2014, a AFPESP pensando nos seus associados extinguiu a cobrança de 25% na diária para a pessoa que se hospeda individualmente. Desta forma, quanto mais pessoas no apartamento, menor será a tarifa.
*Com exceção das Unidades que não oferecem pensão completa.
O prazo de pagamento da guia de hospedagem será de até 12h após a realização da reserva.
On-line: através de um único cartão de crédito, com possibilidade de parcelamento em até 10 vezes sem juros ou por Pix.
Pessoalmente*: por meio de cartão de débito, crédito (em até 10 vezes sem juros), dinheiro ou Pix.
*Para pagamento presencial, consultar previamente os horários de atendimento em sua região.
Após a realização de todo o processo online de reserva, será possível realizar o pagamento com dois ou mais cartões em uma de nossas unidades de atendimento até a data e o horário apresentado na guia.
Importante: o processo de cancelamento de uma reserva paga com mais de um cartão de crédito é mais complexo e burocrático, principalmente se os cartões envolvidos no processo forem de terceiros (não estiverem em nome do titular da reserva).
Devido às complicações operacionais que essa forma de pagamento poderia gerar, tais como demora para retorno bancário referente a quitação do boleto, custos para emissão e processamento, além de pouca praticidade, optamos por bem não oferecê-la, porém além das formas de pagamentos já existentes foi incluso a opção de pagamento por PIX.
Essa modalidade de pagamento é oferecida pelos bancos apenas para pagamentos recorrentes, como exemplo, a mensalidade social.
Devido as altas taxas para as transações, a AFPESP, no momento, opta por não oferecer tal opção. Vale lembrar que, as contas do PayPal precisam estar vinculadas a um cartão de crédito, e se o associado possui cartão de crédito que possa vincular a essa conta, poderia utilizar esse mesmo cartão para realizar o pagamento de suas reservas.
1 - Cancelamento com isenção de multa até 7 (sete) dias corridos após a reserva paga (com exceção do dia do check-in).
A partir do 8º dia do pagamento, as restituições serão tratadas com multas escalonadas, conforme abaixo:
2 - Para cancelamentos realizados até 30 dias antes do check-in será aplicada multa de 5%.
3 - Para cancelamentos realizados entre 29 dias e 15 dias antes do check-in será aplicada multa de 10%.
4 - Para cancelamentos realizados entre 14 dias até a véspera do check-in será aplicada multa de 20%.
5 - O não comparecimento ou o cancelamento no dia do check-in, ou ainda durante a hospedagem, serão consideradas desistências, sem possibilidade de reembolso.
6 - O pedido de cancelamento deverá ser realizado pelo próprio associado exclusivamente pela internet, na Área do Associado.
7 - Ao solicitar o cancelamento da reserva, serão aplicados os itens 1 a 4 desta política, sendo que o valor resultante poderá ser utilizado como forma de pagamento de reserva pendente de pagamento, quando for o caso.
8 - Observando horários fora de atendimento da Sede Social e/ou unidades regionais, em caso de necessidade, o associado deverá contatar a respectiva unidade de lazer para orientação.
POLÍTICA DE CAUSAS DE FORÇA MAIOR
Considerando a ocorrência inesperada de fato grave que resulte na impossibilidade de utilização da reserva, poderá a AFPESP, a seu exclusivo critério, analisar a possibilidade de restituição integral ou parcial do valor pago, mediante a apresentação, pelo associado, de documentos comprobatórios das causas de força maior vinculados ao período da hospedagem.
As situações passíveis de análise, que se enquadram na condição acima, são:
Doença ou lesão grave inesperada;
Óbito do hóspede ou de familiar próximo;
Obrigações e convocações impostas por órgãos governamentais;
Desastres naturais que obstruam o único acesso à unidade de lazer de destino;
Cancelamentos de reservas efetuados pela AFPESP devido a restrições fixadas por autoridades competentes.
Em qualquer das hipóteses, para possibilitar a análise do pedido de restituição do valor da reserva, é imprescindível providenciar o cancelamento antecipadamente e encaminhar os documentos comprobatórios dentro do prazo de até 5 (cinco) dias corridos, para o e-mail reservas@afpesp.org.br.
Caso o cancelamento seja realizado em até 7 (sete) dias do pagamento da reserva, não haverá multa. Após este prazo, aplicam-se as multas elencadas no item anterior, de acordo com a data do cancelamento da reserva
A solicitação de restituição de valores passa por trâmites internos de validações e autorização. Portanto, o prazo para restituição é de no máximo 25 dias corridos a contar da data do pedido de cancelamento. Esclarecemos que após a finalização do processo será encaminhado um e-mail com as devidas informações.
Desde o dia 8 de novembro de 2022, os associados precisam estar logados para acessar o sistema FlexReserva, mas para visualizar quais apartamentos ainda estão disponíveis, não é preciso estar logado, basta acessar o link www.afpesp.org.br/flexreserva/vagas-disponiveis; escolher a unidade de lazer desejada; depois, a data (inicial e final) da sua hospedagem e clicar em "Pesquisar".
O mesmo vale para consultar o tarifário. Basta acessar: www.afpesp.org.br/flexreserva/tarifario e selecionar a unidade de lazer desejada.
Atenção: a procura de hospedagens durante as aberturas de reservas é muito alta, por isso, para agilizar, recomendamos que você acesse os links acima com antecedência e já esteja logado minutos antes da abertura de reservas.