Última solenidade do ciclo de homenagens do triênio 2022–2024 reuniu 504 associados e convidados para celebrar a trajetória ao lado da entidade
Por Leandro Silva e Otávio Augusto Rodrigues
A AFPESP promoveu a última solenidade de homenagens por tempo de associação realizadas no triênio 2022–2024, celebrando os associados paulistanos que completaram 50, 60 e 70 anos de associativismo. Realizado no clube Círculo Militar, na zona sul de São Paulo, no dia 12 de novembro, o evento reuniu 504 associados e convidados em uma celebração marcada por reconhecimento e gratidão.
“Estou muito contente e agradecida por estar aqui. Já recebi a medalha de 50 anos, dez anos atrás, e quem sabe daqui a dez anos recebo a de 70 anos. Tenho orgulho de ser servidora pública e acho que a gente precisa ter essa força de associativismo. A associação sempre luta por nós”, destacou Maria Aparecida Perini, professora aposentada e homenageada por seus 60 anos de AFPESP.
“Primeiramente, há uma coisa na vida que é importante: o reconhecimento de alguma coisa que você fez. E quando você pratica um ato e esse ato é condecorado, faz bem à alma. Tenho certeza que o que fiz aqui [na AFPESP] foi tudo de bom”, ressaltou Gustavo Adolfo de Campos, que completou 72 anos de vínculo associativo.
O interesse associativo nasceu, aliás, dos tempos em que ele trabalhou na antiga Sede Social da AFPESP, na Rua José Bonifácio, em São Paulo. “Naquela época, era um prédio pequeno. Depois fui permanecendo e gostei. Conheci diversas colônias de férias e fui muito feliz na associação”, contou o servidor aposentado do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc).
Criada em 2001 pela conselheira vitalícia Arita Damasceno Pettená, a solenidade homenageou: um associado pelos 70 anos de associativismo; 19 pelos 60 anos e 236 pelos 50 anos. Todos foram convidados nominalmente para receber as homenagens e bótons comemorativos alusivos ao tempo de vínculo com a AFPESP.
“Este evento é uma demonstração de que a associação não esquece nunca de seus associados. Essa resiliência, essa vontade de participar, essa união de pessoas imbuídas do mesmo objetivo de defender a qualidade do serviço público é que tornou a AFPESP esta associação”, disse Artur Marques, presidente da Diretoria Executiva.
“A homenagem para vocês não é um pedido, é algo que vocês merecem. Vocês, de acordo com o que diz a letra do nosso hino, estão ‘na luta empunhando a bandeira’ da AFPESP por 50, 60 e 70 anos. E não se cansaram. Por isso, confiantes na associação, ela cresceu e está pujante”, discursou William Marinho de Faria, presidente do Conselho Fiscal.
“Meus parabéns e gratidão pela confiança e contribuições de vocês ao longo desses anos, fazendo com que a jovem senhora AFPESP completasse, no último dia 5 de novembro, os 93 anos de existência, sempre voltada ao interesse do funcionário público. Rumo aos 100 anos”, afirmou a vice-presidente do Conselho Deliberativo, Ester Mirian Belo Rodrigues, representando o presidente, Cassio Juvenal Faria, que foi um dos homenageados.
O conselheiro Pedro Issamu Tsuruda também recebeu homenagens pelos 50 anos de associativismo:
“É uma satisfação muito grande receber esta homenagem. Ingressei em 1973 como associado, atuei no Conselho Fiscal e, atualmente, estou no Conselho Deliberativo. Tenho acompanhado as viagens para homenagear os associados, e percebo o quanto eles valorizam esse reconhecimento, por se sentirem lembrados. Hoje, compartilho o mesmo sentimento”, afirmou Tsuruda.
Outro homenageado foi o coordenador da Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, movimento do qual a AFPESP faz parte, e presidente da Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo, à qual a associação é filiada, José Gozze.
“Maravilhoso não é só a homenagem pelos 50 anos. Maravilhoso é o que aconteceu hoje. A AFPESP está de parabéns! Veja quantos aposentados e pensionistas se reuniram aqui. Isso faz uma falta enorme. Encontros como o de hoje, com os amigos, são realmente especiais”, destacou Gozze, que também preside a Pública Central do Servidor.
Homenagens em todo o Estado
Durante o triênio de 2022–2024, foram realizadas 20 cerimônias de homenagem aos associados por tempo de quadro associativo em todas as 19 cidades com unidades regionais da AFPESP, além da capital paulista. A proposta de levar as solenidades para diversas localidades teve como objetivo fortalecer o vínculo da AFPESP com seus associados de todo o Estado de São Paulo e expressar agradecimento pela trajetória de fidelidade junto à entidade.
Confira como foram os eventos anteriores:
- Araçatuba e região;
- Araraquara e região;
- Bauru e região;
- Botucatu e região;
- Bragança Paulista e região;
- Campinas e região;
- Franca e região;
- Guarulhos e região;
- Marília e região;
- Piracicaba e região;
- Presidente Prudente e região;
- Ribeirão Preto e região;
- São Bernardo e região;
- São Carlos e região;
- São José do Rio Preto e região;
- São José dos Campos e região;
- Santos e região;
- Sorocaba e região;
- Taubaté e região;