Encontro contou com a participação de membros da Diretoria Executiva e dos conselhos Fiscal e Deliberativo
Por Catiane Santos
Na última sexta-feira (22), a AFPESP celebrou os mais de 50 anos dos associados de São Carlos e região no quadro associativo. Os homenageados receberam das mãos de conselheiros e representantes da Diretoria Executiva bótons comemorativos pelos 50, 60 e 70 anos na associação.
Em discurso aos homenageados, o presidente da AFPESP, Artur Marques, relembrou a história da associação e destacou a importância dos associados no crescimento da entidade: “Hoje somos quase 250 mil associados e essa construção, essa edificação, se deve muito aos senhores. Porque foram devotados, sempre cumpriram as obrigações estatutárias, preservaram a dignidade da entidade e conseguiram construir e aperfeiçoar os mecanismos que nós temos.”
O presidente do Conselho Deliberativo, Cassio Juvenal Faria, compartilhou da mesma opinião: “Esta geração dos senhores e das senhoras é que construiu a grandeza da nossa entidade. Os senhores e as senhoras são, sem dúvida nenhuma, os pilares de sustentação da nossa entidade. São as vigas mestras da nossa construção.”
Apparecida Martins, no auge dos seus 71 anos de AFPESP, confidenciou não usufruir com tanta frequência das unidades de lazer que tanto gosta, mas faz questão de se manter na associação por aprovar os serviços prestados: “Tudo o que [a AFPESP] oferece é de boa qualidade.”
Convidado a proferir algumas palavras representando o Conselho Fiscal, Dalmar Cassapula falou sobre os sentimentos que norteiam um vínculo tão longínquo com os associados: “Eu que tenho 38 anos de associativismo, quando vejo os senhores e as senhoras com 50, 60, 70 anos junto a nós, as palavras que se destacam são fidelidade e também satisfação. Porque se não houvesse satisfação os senhores não estariam aqui.”
Homenageado por 51 anos de AFPESP, Helio Ferraz Porciuncula relembrou o início da sua história na entidade: “Eu comecei a me interessar pela AFPESP no ano de 1972, quando estava contratado inicialmente na universidade em Araraquara. Eu ia me casar no ano seguinte, em 1973, fiquei sabendo que a AFPESP dava condição para quem ia fazer viagens de núpcias, dava as diárias, e eu escolhi Campos do Jordão na época. Foi uma maravilha!”. E acrescentou: “Um dos conselheiros falou sobre a fidelidade, falou sobre a satisfação [que a AFPESP propicia]. E é isso, enquanto a entidade te proporciona satisfação, você segue no quadro associativo.”
A cerimônia foi compartilhada com familiares e amigos, seguida de um almoço especial e música ao vivo.
“Eu me senti muito honrado e prestigiado por uma associação da qual faço parte há mais de seis décadas. Foi ótimo. Achei que realmente a diretoria da associação teve uma salutar ideia em homenagear aqueles que colaboram há muitos anos com a associação.”, Antonio Mario da Silva, associado há 61 anos.
Foram homenageados: Apparecida Martins, Antonio Mario da Silva; Josephina Mattiello Ruffino; Rivaldo Garcia de Oliveira; Irivaldo Antonio Gobato; Celso Luiz de Angelis Porto; Rita de Cassia Deffune B. Margarido; Helio Ferraz Porciuncula; Carmen Maria Guacelli Táboas, que representou seu marido (Placido Zoega Táboas), e Nilson Gandolfi.
Os demais representantes da AFPESP que participaram do evento são: Lizabete Machado Ballesteros, diretora Econômico-financeira da AFPESP; Elvira Stippe Bastos, coordenadora Social; Paulo César Corrêa Borges, coordenador de Associativismo; Rosemari Braga do Rosário, coordenadora de Eventos; Adevilson Cústódio, conselheiro vitalício; Antônio Carlos Duarte Moreira, conselheiro vitalício; Benedito Vicente da Cunha, conselheiro vitalício; Ana Paula Carlos Simôes Guerra, conselheira; Carmem Silvia Pedroni Benatti, conselheira; Edson Toshio Kubo, conselheiro; Ester Mirian Belo Rodrigues, vice-presidente da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo; Fernando José Zanetto Tamburo, conselheiro; Helena Niskier, conselheira; José Luiz Rocha, conselheiro; Luciana Corrêa, conselheira; Maria Auxiliadora Murad, conselheira; Reinaldo Musetti, conselheiro; Sônia Cerdeira, conselheira; Vera Lúcia Pinheiro Morgado, conselheira; Zilda Maria Mendes Falqueto, 1ª secretária da Mesa Diretora do Conselho Executiva.
Após a celebração foi realizada uma visita à UR de São Carlos guiada pelo supervisor da regional Ivo Nildo Gambini acompanhado da colaboradora Maria Izabelle Anunciado.