Instituição acredita na sua responsabilidade como agente na transformação ambiental
Por Redação
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho, tem um significado ainda mais especial em 2021 para a AFPESP. No ano em que completa 90 anos, a instituição está desenvolvendo 90 projetos de ações ambientais, um para cada ano de vida da associação. As interferências positivas no meio ambiente têm variadas dimensões, mas com um grande propósito: contribuir para que os próximos 90 anos sejam de abundância de recursos naturais e de restauração do ecossistema.
A AFPESP acredita na sua responsabilidade como agente na transformação ambiental. “Sustentabilidade sempre esteve no radar da nossa gestão, que trabalha atenta às questões do século 21. Além disso, não perdemos de vista nossa responsabilidade social enquanto maior entidade de associativismo da América Latina”, afirma o presidente da AFPESP, Álvaro Gradim.
A AFPESP, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, atua de maneira ativa na preservação das áreas naturais das regiões onde estão situadas as suas unidades de lazer, regionais e sede social.
“Os projetos da AFPESP contribuirão, cada vez mais, com uma visão de sustentabilidade que busca atingir a sociedade como um todo”, destaca o 2º vice-presidente da AFPESP, Luiz Manoel Geraldes.
O 1º vice-presidente da AFPESP, Antonio Sérgio Scavacini, lembra que a entidade lançou recentemente uma Política de Meio Ambiente, o que demonstra a preocupação desta gestão com as práticas mais sustentáveis, em todos os aspectos. A
Conheça algumas ações de sustentabilidade praticadas pela AFPESP:
Preservação e catalogação da fauna nas ULs
Em levantamento para catalogação da fauna nas unidades de lazer, foram encontradas 849 animais de diversas espécies, entre aves e mamíferos, sendo 78 espécies na UL Amparo, 80 na UL Fazenda Ibirá, 108 na UL Serra Negra e 73 na UL Socorro. São calangos, sapos-cururus, capivaras, cachorros-do-mato, tico-ticos, joões-de-barro e tantos outros que vivem nas áreas de mata do entorno das unidades.
A conclusão das análises foi a de que todas as unidades apresentam uma notável qualidade ambiental, assim como empenho em fornecer como produto aos associados a interação com o meio ambiente com o mínimo de interferência possível.
Preservação e catalogação da flora nas unidades de lazer
Na catalogação e avaliação da flora nas unidades de Lindoia, Amparo, Serra Negra e Socorro, foram identificadas 417 espécies, dentre elas a Araucária, Louro-pardo, Pau-brasil e tantas outras árvores, plantas e flores nativas.
Além do levantamento, foram realizadas análises com sugestões de melhorias que contribuam para a preservação da flora local.
Reciclagem
Em 2020, todos os prédios da AFPESP passaram a reciclar o lixo gerado. Os departamentos receberam lixeiras para separar os materiais, squeezes e canecas foram entregues aos funcionários para evitar o uso de descartáveis.
Sustentabilidade
Em uma ação para renovação da Folha do Servidor, um levantamento feito pela Coordenadoria de Meio Ambiente mostrou o impacto ambiental da versão impressa. Em 2019 foram impressas 2.580.175 cópias da Folha do Servidor, o que demandou o uso de 1.419 árvores eucaliptos.
A mudança para a versão totalmente digital da Nova Folha do Servidor gera um impacto positivo ao meio ambiente, pois não demanda mais o uso de recursos naturais.
Responsabilidade social por meio da reciclagem
Outra maneira de contribuir com a renovação do ecossistema é criar um novo destino para descartes do dia a dia. Essa é a proposta da campanha de arrecadação de lacres, tampinhas e cartelas vazias de comprimidos feita em todas as unidades regionais, unidades de lazer, sede social e prédios anexos da AFPESP. O montante será trocado por cadeiras de rodas para serem emprestadas a associados, dependentes e colaboradores necessitados.
90 anos de AFPESP, 90 ações de sustentabilidade
Como parte das ações comemorativas pelos 90 anos da AFPESP, a Coordenadoria de Meio Ambiente está desenvolvendo 90 projetos de sustentabilidade que serão promovidos ao longo do ano. Alguns exemplos são:
- Identificação das árvores presentes nas unidades de lazer por meio da leitura de QR Code;
- Descrição dos animais presentes nas trilhas de algumas unidades de lazer, como por exemplo a UL de Socorro;
- Capacitação dos funcionários para operação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).
Todas essas mudanças e projetos vão de encontro à proposta da AFPESP de ser uma empresa parceira do meio ambiente.