Centenário é comemorado em evento solene no Fórum João Mendes, com presença de magistrados, servidores e representantes de entidades, incluindo Artur Marques, presidente da AFPESP
Por Redação
Nesta quarta-feira (26), a Vara Central da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), primeira do estado especializada no tema, completou 100 anos de fundação. Para celebrar a data, o TJSP promoveu um evento solene em sua sede (Fórum João Mendes), com a presença de magistrados, servidores e representantes de diversas entidades, como Artur Marques, presidente da AFPESP.
A unidade, agora centenária, é responsável pela proteção integral de menores, garantindo-lhes direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entre suas atribuições estão a análise de processos de adoção, guarda ou tutela; mediação de conflitos envolvendo menores em situação de risco; decisões sobre medidas protetivas; fiscalização de abrigos e instituições de acolhimento, entre outras.
Magistrados do TJSP realizam descerramento de placa sobre centenário da Vara Central da Infância e da Juventude do TJSP. Foto: Comunicação Social TJSP/KS.
Durante a solenidade, o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi representado pela desembargadora Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti, coordenadora da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do tribunal. Em discurso, ela elogiou o trabalho desempenhado na unidade e destacou iniciativas como o apadrinhamento afetivo, acolhimento familiar e adoção compartilhada.
O desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, vice-presidente do TJSP e responsável pela Câmara Especial que julga processos e recursos da Vara da Infância e Juventude, encerrou os pronunciamentos ressaltando a importância da proteção dos direitos das crianças e jovens para o desenvolvimento de uma nação. “Em um mundo de guerras, violência e falta de amor, precisamos cada vez mais do sorriso da criança, da alegria do adolescente e da sabedoria do idoso", afirmou Beretta em discurso publicado no site do TJSP.
Após todos os pronunciamentos, o evento foi encerrado com a apresentação do Coral Infantil Lar Sírio, que interpretou clássicos da música popular brasileira e internacional. Os convidados também puderam visitar a exposição “Retratos do Meu Mundo: A Infância e Juventude em Foco”, que apresenta fotos e imagens que ilustram os projetos e atividades desempenhados pela Vara Central da Infância e da Juventude.
Artur Marques, presidente da AFPESP (no canto direito da foto), acompanha evento solene ao lado de outros convidados. Foto: Comunicação Social TJSP/KS.
Coral Infantil Lar Sírio se apresenta em evento comemorativo ao centenário da Vara Central da Infância e da Juventude do TJSP. Foto: Comunicação Social TJSP/KS.