Interessados pelo tema equidade de gênero no Judiciário devem se inscrever até hoje pelo site da CNJ; evento faz parte da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher
Por Redação
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoverá, nos dias 17 e 18 de novembro, o Seminário Mulheres na Justiça: Novos Rumos da Resolução CNJ n. 255. O evento faz parte da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
Com o objetivo de debater a exclusão das mulheres dos espaços de poder e decisão, o seminário apresentará pesquisas sobre a ausência de paridade na participação feminina nos tribunais e estimulará a proposição de caminhos possíveis para a mudança do status quo.
Para participar presencialmente é necessário se inscrever até hoje (16 de novembro), preenchendo este formulário on-line. O seminário também será transmitido, ao vivo, pelo canal do CNJ no YouTube. Para acessar, basta clicar nos links abaixo:
Programação
Dia 17 – quinta-feira
9h – Abertura
10h – Painel 1: Ampliação da participação feminina do poder judiciário – caminhos possíveis
11h30 – Painel 2: Gênero, democracia e parlamento
–> Link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=ec3tse3tp2Q
14h30 – Painel 3: Legitimidade e pluralidade nos tribunais
16h – Painel 4: Mulheres no sistema de justiça: boas práticas
–> Link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=i1NwqApfg6Y
Dia 18 – sexta-feira
9h – Oficinas (com juízas do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, direitos humanos e acesso à justiça da Enfam – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira)
11h – Apresentação de resultados das oficinas
11h30 – Encerramento
–> Link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=uYmAfpw13aU
21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher
Inspirado pelo movimento mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, o CNJ promoverá a partir do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, para provocar reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero contra meninas e mulheres no Brasil.
A campanha soma esforços para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030, elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Serviço
Mulheres na Justiça: novos rumos da Resolução CNJ n. 255
Data: 17 e 18 de novembro
Horário: 9h às 18h (17/11) e 9h às 12h (18/11)
Local: Plenário do CNJ e canal do CNJ no YouTube