Aos 102 anos, Geraldo era o último descendente direto de Victor José de Carvalho; sua trajetória está ligada ao legado do pai, defensor dos direitos dos servidores públicos
Por Redação
A AFPESP manifesta seu profundo pesar pela morte de Geraldo de Carvalho, último filho vivo de Victor José de Carvalho, fundador da entidade. Ele faleceu na segunda-feira (25), aos 102 anos, em decorrência de uma pneumonia. O sepultamento ocorreu no mesmo dia, em São Paulo.
Geraldo de Carvalho deixa sua esposa, Lenita Jordão de Carvalho, de 98 anos, três filhos – Ângela, Gilberto e Geraldo – além de genros, noras, netos e sobrinhos.
A trajetória de Geraldo de Carvalho foi marcada pela ligação com o legado de seu pai, que, segundo ele próprio: “lutou por justiça social e melhores condições de trabalho para os servidores públicos”. Em 2022, ao completar seu centenário, Geraldo foi homenageado em uma reportagem publicada na ‘Folha do Servidor’. Na ocasião, ele relembrou episódios marcantes que conectam sua família à fundação da AFPESP e à acontecimentos históricos daquele período, como a Revolução Constitucionalista de 1932.
A associação transmite condolências aos familiares e amigos de Geraldo de Carvalho, reafirmando o respeito e gratidão pela contribuição inestimável de sua família à história da AFPESP e ao funcionalismo público no Brasil. Para conhecer a trajetória da AFPESP, desde sua fundação, visite o Centro de Memória Digital da AFPESP.