Doutora em letras e professora universitária aposentada, Micheletti faleceu nesta quarta-feira (14) aos 75 anos; relembre sua trajetória
Por Redação
A integrante da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) da AFPESP, Guaraciaba Micheletti, faleceu nesta quarta-feira (14), aos 75 anos. A notícia foi transmitida por seu esposo, Rocco Lence.
Graduada, mestre e doutora em letras (teoria literária e literatura comparada) pela Universidade de São Paulo (USP), Micheletti ocupava desde 2020 a cadeira nº 15 de Letras da ALCA, cuja patronesse é Raquel de Queiroz. Em dezembro de 2023, foi eleita presidente do Conselho Fiscal da entidade, após votação em Assembleia Geral.
A acadêmica iniciou sua carreira como educadora na rede pública do Estado de São Paulo, de 1969 a 1987, e, posteriormente, lecionou em renomadas instituições de ensino superior, como a Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade Cásper Líbero, além da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), tendo orientado mestrados e doutorados.
Guaraciaba Micheletti destacou-se também como pesquisadora e publicou diversos artigos acadêmicos e livros na área de linguística, com ênfase em estilística, principalmente nos temas: análise do discurso, ensino, leitura e poesia brasileira. Dentre suas obras, estão: “A poesia, o mar e a mulher: um só Vinicius”; “Na confluência das formas”; “O discurso polifônico de Quaderna/Suassuna” e “O discurso literário em Alencar: as vozes de uma consciência estética e nacionalista”.
Em dezembro de 2021, participou da websérie “Associado Escritor”, promovida pela Coordenadoria de Educação e Cultura da AFPESP. Em entrevista, a professora aposentada ressalta sua trajetória no mundo da literatura, iniciando com as suas escolhas de formação acadêmica até seus livros publicados. Confira aqui.
A AFPESP despede-se com carinho e transmite condolências à família e amigos da acadêmica.