Evento gratuito de formação continuada de professores de educação básica acontece em janeiro de 2025
Por Redação
Estão abertas, até 5 de dezembro, as inscrições para o 25º Encontro USP Escola. Organizado em parceria com a Associação dos Professores de Escolas Públicas (Apep), a edição de 2025 oferece mais de 80 possibilidades de formação continuada para docentes da educação básica das redes pública e privada.
Realizado há 13 anos, o projeto de extensão universitária já atendeu mais de 12 mil professores, promovendo a troca de experiências entre os docentes da universidade e da educação básica a partir dos desafios contemporâneos da educação em todas as áreas do conhecimento.
O coordenador do evento e docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Eduardo Donizeti Girotto, em entrevista ao Jornal da USP, falou sobre a importância do evento: “É uma oportunidade ímpar para que estes professores entrem em contato com o que há de mais inovador nas pesquisas em educação, em diferentes temas e áreas do conhecimento.”
Sobre o 25º Encontro USP Escola
Para 2025, o projeto oferece duas opções de cursos: difusão e atualização. O intuito é abranger professores e também alunos de graduação em licenciaturas.
Os encontros serão realizados entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2025, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e no Instituto de Química (IQ), com opção de cursos de atualização de 30 horas (validados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), rodas de conversas, palestras, oficinas e mesas de debates.
As inscrições para os cursos de atualização devem ser feitas pelo sistema Apolo da USP até o dia 5 de dezembro. As inscrições para a modalidade difusão serão divulgadas posteriormente.
Confira alguns dos temas com inscrições abertas:
- Como ser um educador antirracista;
- Ensinar e aprender com acervos de museus;
- Física quântica em experimentos e conceitos;
- Ensino de histórias e culturas indígenas;
- Práticas e abordagens do lúdico para o ensino de matemática;
- Processos criativos e experiências perceptivas em ciências;
- Videogames e ensino de História;
- Jogos tradicionais africanos: caminho possível para pensar a história e a cultura africana.
O cronograma com as datas, horários e locais dos encontros está disponível no site do evento.
Fonte: Jornal da USP