Autoridade discutiu iniciativas sustentáveis da associação e da Câmara Municipal de São Paulo, com destaque para a participação da AFPESP na COP30
Por Otávio Augusto Rodrigues
Nesta quarta-feira (26), a AFPESP recebeu a visita da vereadora de São Paulo, Marina Bragante (Rede). Ela foi recebida pelo presidente da associação, Artur Marques, e pelo coordenador de Meio Ambiente, Gilberto Natalini.
O encontro, realizado no Gabinete da Presidência, na Sede Social, teve como objetivo estreitar as relações entre a Câmara Municipal e a AFPESP, com foco em pautas relacionadas à sustentabilidade. Marina Bragante, mestre em administração pública pela Universidade de Harvard (EUA) e ativista ambiental, busca ampliar a conexão entre seu trabalho voltado ao meio ambiente e entidades públicas.
“Não é possível ser representante de uma cidade tão grande, complexa e diversa como São Paulo sem estar próximo das pessoas que pensam e vivem de maneiras diferentes. Dessa forma, garantimos, cada vez mais, que as políticas públicas estejam próximas da população. Acredito que essa aproximação com a AFPESP é um jeito de facilitar esse processo”, destacou a vereadora.
Da esquerda à direita: Gilberto Natalini, coordenador de Meio Ambiente da AFPESP; Marina Bragante, vereadora de São Paulo; Artur Marques, presidente da AFPESP; Fernanda Sue, assessora de imprensa da vereadora. Foto: Elisa Izumi Torres.
A AFPESP, que conta com uma Coordenadoria de Meio Ambiente e desenvolve diversas iniciativas sustentáveis em suas unidades de lazer e regionais, vê com otimismo esse diálogo com a Câmara Municipal.
“Assim como a AFPESP, a vereadora Marina compartilha dessa preocupação relacionada ao meio ambiente. Ela vai avaliar quais são as possibilidades que nós temos de estabelecer algumas parcerias ou trocar experiências que nos ajudem a aperfeiçoar as iniciativas relacionadas ao tema aqui na associação”, afirmou Artur Marques.
Um dos principais assuntos discutidos durante a reunião foi a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro de 2025 em Belém, no Pará. O evento contará com a presença de Gilberto Natalini como representante da AFPESP e da sociedade civil, nomeado membro da Comissão “Construindo uma Cidade Sustentável”, instituída pelo decreto nº 640.66 da Prefeitura de São Paulo.
“Nosso objetivo com a visita da vereadora é estabelecer uma parceria entre a AFPESP e a Câmara Municipal, pensando em desenvolver um trabalho conjunto com o funcionalismo público e a cidade, preparando-a para a COP30. A sustentabilidade está na ordem do dia”, comentou Natalini.
Segundo a assessoria de imprensa de Marina Bragante, a participação da vereadora na COP30 está em processo de confirmação.
Sobre a COP30
É o principal evento global dedicado a debater questões urgentes relacionadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas. Realizada anualmente, a conferência reúne presidentes e líderes de diversos países, além de representantes de organizações e entidades internacionais. A 30ª edição será a primeira realizada no Brasil. De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a presença de mais de 40 mil pessoas é esperada durante os dias mais importantes do evento.