Projeto cultural, idealizado e elaborado pela conselheira e acadêmica Haydée Santos Galvão Mello, homenageou personalidades da ALCA em uma tarde de emoção na Sede Social
Por Redação
O Salão Nobre da Sede Social foi palco de um evento especial no último dia 11, quando integrantes da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) da AFPESP se reuniram para celebrar os 20 anos da academia.
Apresentou o evento, como mestre de cerimônia, o gerente de Educação e Cultura da AFPESP, Hosaná dos Santos Dantas.
Denominado “SESSÃO LÍTERO-MUSICAL DA ALCA”, o projeto cultural foi idealizado e elaborado pela conselheira Haydée Santos Galvão Mello, também acadêmica titular da cadeira nº 6 da Academia de Ciências, cujo patrono é Caetano de Campos, com apoio de sua filha, Elizabeth.
Conselheira e acadêmica Haydée Santos Galvão Mello. Foto: Elisa Torres
O evento antecedeu a 94ª Reunião Ordinária da ALCA e, além de enaltecer as duas décadas da academia, alcançadas em 30 de outubro de 2023, homenageou as seguintes personalidades:
- Antonio Luiz Ribeiro Machado (In Memoriam), presidente da AFPESP de 2007 a 2012, falecido em dezembro de 2022. Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, integrou o Conselho Deliberativo da associação e foi um dos fundadores da ALCA. Seu filho, Ricardo Ribeiro Machado, o representou;
Antonio Luiz Ribeiro Machado – Foto: Arquivo AFPESP
Ricardo Ribeiro Machado (de pé), filho de Antonio Luiz Ribeiro Machado (In Memoriam). Foto: Elisa Torres
- Mário Basacchi, supervisor de ensino aposentado, responsável pela criação e implementação dos Centros de Estudos e Línguas Estrangeiras na rede estadual de ensino, quando exerceu o cargo de secretário-executivo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, titular da cadeira nº 14 da Academia de Letras, cujo patrono é Mario de Andrade. Aos 94 anos, destaca-se pelas participações nas reuniões da ALCA;
Acadêmico Mário Basacchi e sua filha, Gabriela Basacchi. Foto: Elisa Torres.
- Elvira Stippe Bastos, professora, membro efetiva da Comissão de Admissão da ALCA, titular da cadeira nº 16 da Academia de Artes, cuja patronesse é Guiomar Novaes, e coordenadora Social da AFPESP;
Acadêmica e coordenadora Social, Elvira Stippe Bastos. Foto: Elisa Torres
- Antônio Carlos Duarte Moreira, advogado, jornalista, conselheiro vitalício da AFPESP e titular da cadeira nº 3 da Academia de Letras, cujo patrono é Machado de Assis. Foi presidente da associação por dois mandatos (2013-2016 e 2016-2019) e também eleito presidente da ALCA de 2019 a 2021;
Acadêmico e conselheiro vitalício Antônio Carlos Duarte Moreira. Foto: Elisa Torres
- Aclibes Burgarelli, desembargador aposentado, presidente da ALCA, titular da cadeira nº 8 da Academia de Letras, cujo patrono é Augusto dos Anjos, e chefe de Gabinete da Diretoria Executiva.
Presidente do Conselho Deliberativo, Cassio Juvenal Faria; e acadêmico, presidente da ALCA e chefe de Gabinete da Diretoria Executiva, Aclibes Burgarelli. Foto: Elisa Torres
“Agradeço ao presidente da nossa academia [Aclibes Burgarelli] pela dedicação, solidariedade e carinho para que chegássemos até aqui. Ressalto o acadêmico Mário Basacchi, símbolo da educação, e todos os homenageados, que têm muita expressividade na AFPESP”, disse Haydée Santos Galvão Mello.
A festividade contou com manifestações poéticas e apresentações musicais, sob regência do “ilustre maestro Rogério Pefi”, nas palavras da conselheira e acadêmica Haydée.
Maestro Rogério Pefi. Foto: Elisa Torres
Emocionada, a cantora mezzo-soprano Duxtei Vinhas Itavo, titular da cadeira nº 12 da Academia de Artes, cuja patronesse é a atriz Cacilda Beker, interpretou canções de Lupicínio Rodrigues (Nervos de aço e Maria Rosa) e Dolores Duran (A noite de meu bem e Castigo).
Acadêmica Duxtei Vinhas Itavo. Foto: Elisa Torres
Na sequência, a poetisa e professora Geni Fuzato Dagnoni, titular da cadeira nº 14 da Academia de Artes, cujo patrono é Benedito Calixto, declamou duas poesias autorais: Gaivotas e Entardecer.
Acadêmica Geni Fuzato Dagnoni. Foto: Elisa Torres
O promotor de Justiça e coordenador de Associativismo da AFPESP, Paulo César Corrêa Borges, titular da cadeira nº 10 da Academia de Ciências, cujo patrono é Vital Brazil, recitou uma poesia autoral, intitulada “Saudades”.
Acadêmico e coordenador de Associativismo Paulo César Corrêa Borges. Foto: Elisa Torres
O encerramento das apresentações ficou com os tenores e conselheiros da AFPESP Ruy Galvão Costa, delegado de polícia aposentado, que interpretou “A volta do boêmio” e “Carinhoso”; e José Luiz Rocha, que atuou na Secretaria da Fazenda, e cantou “Eu sei que vou te amar”, com declamação de Ruy Galvão, e “Como é grande o meu amor por você”.
Ambos encerraram os trabalhos com um dueto voltado ao clássico da música sertaneja e do folclore nacional “Maringá”, canção que inspirou Haydée a elaborar o evento.
Conselheiros e acadêmicos José Luiz Rocha e Ruy Galvão Costa. Foto: Elisa Torres
“Vejo que a ALCA é como um belo jardim, mas há flores que estão na sombra. Neste evento, a idealizadora Haydée forçou a fotossíntese da alma, levando flores a se revelarem, por meio de apresentações que nos emocionaram pela expressividade. Cumprimento a todos pela excelência e por nos permitirem voltar a um belo passado da música e da poesia”, declarou Aclibes Burgarelli.
Conselheira e acadêmica Haydée Santos Galvão Mello; e acadêmico, presidente da ALCA e chefe de Gabinete da Diretoria Executiva, Aclibes Burgarelli. Foto: Elisa Torres
Participaram do encontro Artur Marques, presidente da Diretoria Executiva; Adherbal Silva Pompeo, 1º tesoureiro; Cassio Juvenal Faria, presidente do Conselho Deliberativo; Dalmar Cassapula, membro do Conselho Fiscal; Maria Edna Silva Roza, coordenadora de Educação e Cultura; acadêmicos e convidados.
Da esq. para a dir.: conselheiro vitalício e acadêmico Antônio Carlos Duarte Moreira; presidente do Conselho Deliberativo, Cassio Juvenal Faria; presidente da ALCA, Aclibes Burgarelli; presidente da Diretoria Executiva, Artur Marques; coordenadora Social, Elvira Stippe Bastos; e 1º tesoureiro, Adherbal Silva Pompeo. Foto: Elisa Torres
“Muito obrigada a todos os presentes, em especial ao Antônio Carlos Duarte Moreira, um dos fundadores da ALCA, que trabalhou muito pela academia e está nos anais da história da AFPESP. Um agradecimento em memória do nosso querido Antonio Luiz Ribeiro Machado, na presença do filho dele [Ricardo], que muito nos honrou”, concluiu Haydée, que finalizou o evento ofertando flores à esposa do presidente da academia, Lurdes Aparecida Burgarelli.
Da esq. para a dir.: acadêmico Tadeu Vicente de Carvalho Bandoni; acadêmico Mário Basacchi; presidente da Diretoria Executiva, Artur Marques; conselheira e acadêmica Haydée Santos Galvão Mello; e acadêmico e coordenador de Associativismo, Paulo César Corrêa Borges.