16 de maio
“É uma honra estar aqui. Graças a vocês, que são fidedignos com a nossa entidade, seguimos fortes e em franca expansão rumo ao centenário. Ficar 50, 60, 70 anos contribuindo mensalmente é uma enorme demonstração de carinho. Muito obrigado”, afirmou o presidente da Diretoria Executiva, Artur Marques.
Ao todo, 13 associados homenageados compareceram. Entre eles uma professora aposentada com a mesma idade da associação (93) e dois irmãos gêmeos, também professores, que iniciaram a docência simultaneamente.
70 anos de associativismo
“Não esperava ser homenageada pela AFPESP. Estou com 93 anos. Iniciei minha carreira como professora, depois fui diretora por 20 anos. Quando me aposentei, eu e meu marido abrimos uma escola, que hoje está sob cuidados de meu filho. É uma honra ver minha história na educação ser reconhecida.”
Neusa Scardazze Mello – Professora da rede estadual e diretora de escola aposentada (Presidente Prudente)
60 anos de associativismo
“Sinto-me feliz e realizada por estar nesta idade [84 anos] e poder comparecer a um evento com meus colegas para uma homenagem. Tive uma carreira maravilhosa. Havia relacionamento de proximidade com meus alunos, era mais amiga do que professora. E sobre a AFPESP, só posso agradecer.”
Edna Luzia Tangerino Hernandez – Professora da rede estadual aposentada (Junqueirópolis)
50 anos de associativismo
“Fico agraciado. Não é todo dia que recebemos uma homenagem. Muito agradecido pela lembrança da AFPESP. Sou professor de matemática e fiquei 35 anos em sala de aula. Lecionei tanto para crianças quanto para universitários. De vez em quando tenho recaídas, quero voltar, mas não deixam [risos].
José Baz Avansini – professor da rede estadual aposentado (Presidente Prudente)
“Colaboramos bastante para a associação progredir. Ela faz parte do nosso dia a dia. Eu e meu irmão [gêmeo] começamos a dar aula no mesmo dia, escola e ano, em Álvares Machado. Minha disciplina era biologia. Também tenho recaída, sonho que estou dando aula. Então, essa homenagem me enche de felicidade.”
Antonio Baz Avansini - professor da rede estadual aposentado (Presidente Prudente)
Personalidades
O reconhecimento à dedicação dos associados foi acompanhado por duas personalidades da região, que cumprimentaram a AFPESP pela iniciativa.
“Gratificante participar deste evento. Confesso que, quando soube que meu amigo Artur Marques estava presidindo a associação, fiquei muito feliz. Ele carrega um espírito nobre, do associativismo, de colaboração. Muito feliz também a particularidade desse evento. São associados fiéis à entidade.”
Jose Wagner Parrão Molina – Juiz de direito de Presidente Prudente e diretor do fórum local
“Ótimo estar com pessoas tão sábias, dedicadas e cheias de energia. Isso me dá mais força para o meu trabalho. É motivo de orgulho e incentivo, nos faz acreditar que somos capazes. Vi professores, que tanto me engrandecem, porque o magistério está no meu DNA. Fui professora por 44 anos.”
Joana D’arc – Professora, vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente
Também compareceram: Marcio Eduardo Perassol Fernandes (diretor da UR-5 do TCE-SP), Renato de Aguiar, Rafaelle Persoli de Aguiar e Rubia Persoli de Aguiar.
Homenageados presentes: Edson Flavio Verduro; Elza Rebis; Elza Siqueira Marques de Carvalho; Francisco Teotônio de M. Neto; Irene da Conceição Pereira Costa; Jose Antonio Salas Molina; Maria Ernestina Guimarães Romero; Vera Lucia Trevizan Peretti; e Yvone Rumiko Hirooka Ishida.
A supervisora da UR, Maria Cecília Cardoso de Oliveira, e outros colaboradores acompanharam o evento.