Encontro foi intermediado pela integrante do Conselho Deliberativo, Elisabeth Massuno
Por Redação
Compareceu à Sede Social da AFPESP, no último dia 15, o vereador, médico e ambientalista, Gilberto Natalini, acompanhado da conselheira Elisabeth Massuno. No encontro com o presidente da entidade, Artur Marques, os participantes falaram sobre temas relacionados à sustentabilidade.
“Admiro o trabalho realizado pelo dr. Gilberto Natalini em prol do meio ambiente e da população. Seu extenso currículo na vida pública mostra o comprometimento com a saúde do planeta, da população e da cidade de São Paulo”, disse Artur Marques.
Gilberto Natalini, que também é associado, já ministrou palestra sobre energia limpa, reflorestamento e coleta de água pluvial para o Conselho Deliberativo.
“A AFPESP é uma entidade de primeira grandeza. O meu papel aqui hoje é trazer a pauta ambiental para os servidores públicos representados pela associação. Se todos adotassem pequenas ações, como o plantio de árvores, por exemplo, teríamos uma contribuição gigante da entidade para o estado de São Paulo”, informou Gilberto Natalini.
Gilberto Natalini na carreira pública
Formado pela Escola Paulista de Medicina, Gilberto Natalini percebeu que uma grande porcentagem das causas de doenças estavam relacionadas ao estilo de vida dos pacientes e também com a questão ambiental.
“Foi assim que me coloquei na pauta ambiental (primeiro como médico e depois como gestor público). Após entender que essas questões estão interligadas”, explicou o vereador.
Em 20 anos de mandato na Câmara Municipal de São Paulo, o ambientalista criou 419 projetos de lei e teve 146 leis aprovadas. Em 2023 atuou como Secretário Executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo.
“Com o meu trabalho, espero diminuir a distância entre a intenção e o gesto; levo conhecimento para que as pessoas possam contribuir com o que podem. Separar seu lixo em casa e dar o destino correto já é uma contribuição enorme”.