Coordenadoria de Meio Ambiente traça plano de recuperação dos hectares afetados
Por Redação
Um incêndio de grandes proporções atingiu o município de Ibirá e oito cidades vizinhas no último dia 22. O fogo se espalhou por regiões de mata próximas à unidade de lazer da AFPESP e alcançou a Fazenda Ibirá, propriedade da associação que está em reforma e deve ser inaugurada em breve.
Ao todo, 13 hectares de vegetação nativa sofreram danos, sendo cinco deles totalmente destruídos. A Coordenadoria de Meio Ambiente iniciou um plano de longo prazo para recuperação das áreas afetadas. O objetivo é revitalizar a flora e fauna local perdidas.
Não houve vítimas humanas nas propriedades da entidade nem no entorno. Os animais de criação da fazenda também foram transferidos com segurança para local adequado, e as instalações da unidade também ficaram intactas, o que permite a continuidade das obras para abertura futura.
As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, brigadistas de usinas de cana, guardas municipais e outros trabalhadores, inclusive colaboradores da AFPESP, aos quais a entidade agradece pelo empenho. Ao todo, 11 caminhões pipas e até um avião foram utilizados na tarefa de contenção.
Segundo moradores, o incêndio teria começado em Itajobi, por causas desconhecidas até o momento. Devido ao tempo seco e fortes ventos na região, o fogo se alastrou rapidamente e consumiu cerca de três mil hectares entre áreas de preservação ambiental, plantações e pastagens.