Linha do tempo criada pela Coordenadoria de Educação e Cultura destaca momentos importantes da história da associação
Por Catiane Santos
Nesta segunda-feira (4), véspera do aniversário de 93 anos da AFPESP, foi realizada a cerimônia de inauguração da linha do tempo “Memória histórica da AFPESP” no saguão da Sede Social, no centro de São Paulo.
Idealizada pela Coordenadoria de Educação e Cultura, a mostra em cartaz até 14 de novembro traz um resgate da história da associação por meio de fotos e itens raros do acervo mantido pela área.
“Gostaria de cumprimentar todos os presentes e dizer da alegria de fazer uma retrospectiva histórica. Até o dia 14, todos terão a oportunidade de conhecer alguns momentos da caminhada da associação rumo ao centenário”, disse o presidente da AFPESP, Artur Marques.
“Todo o trabalho se deve à coordenadora que ficou até meados de outubro, Maria Edna da Silva Roza, e a equipe de cultura, que eu quero agradecer muito por essa pesquisa toda e por conseguir condensar 93 anos neste trabalho, que é muito delicado, de muita pesquisa do acervo que a Coordenadoria de Educação e Cultura conserva”, disse a 2ª vice-presidente da AFPESP, Rosy Maria de Oliveira.
O evento foi acompanhado por alguns visitantes que estavam no local, como a associada Elicélia Martins Marinho: “Achei bacana conhecer [a exposição], porque eu vi umas carteirinhas iguais às que meu pai tinha. É tudo muito detalhista, feito com muito carinho. A AFPESP é uma instituição que eu só tenho a agradecer; me deram a oportunidade de fazer uma exposição de aquarelas lá na [unidade] CBI.”
A exposição mencionada pela associada é a “Fragmentos: ruptura, arte e natureza” que se encontra no Espaço Expositivo da unidade CBI, localizada no centro de São Paulo, até o dia 6 de dezembro.
Também estavam presentes: Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente); Rosy Maria de Oliveira (2ª vice-presidente e coordenadora interina de Educação e Cultura); Adherbal Silva Pompeo (1º tesoureiro); Hosaná dos Santos Dantas (gerente de Educação e Cultura); Eliana dos Anjos da Silva, Catia Regina dos Reis, David Bertoline (coordenadoria de Educação e Cultura).
Serviço
Exposição “Memória histórica da AFPESP”
Sede Social da AFPESP
Rua Dr. Bettencourt Rodrigues, 155, Centro – São Paulo/SP
Horário: das 8h30 às 17h
Entrada gratuita
Organização: André Gomes Ribeiro e Eliana dos Anjos da Silva
Idealização: Maria Edna da Silva Roza
Exposição “Fragmentos: ruptura, arte e natureza”, da artista Elicélia Martins Marinho
Espaço Expositivo - Unidade CBI
Rua Formosa, 367, 16º andar, Vale do Anhangabaú - São Paulo/SP.
Próximo às estações de metrô São Bento (linha 1 azul) e Anhangabaú (linha 3 vermelha)
Horário de visitação: de 2ª a 6ª feira, exceto feriados, das 7h às 19h