Associação assumiu compromisso voluntário de redução de emissão de gases de efeito estufa, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC, corroborando compromisso da CETESB com a COP26
Por Andréa Ascenção
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) presidiu uma roda de conversa da Conferência do Clima da ONU (COP26), em Glasgow, na Escócia, onde líderes mundiais discutem, de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021, medidas para controlar as mudanças climáticas no mundo. Na ocasião, a CETESB apresentou o Acordo Ambiental São Paulo, que tem o objetivo de incentivar empresas paulistas, associações e municípios a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa, a fim de, nos próximos 10 anos, conter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC, corroborando o pacto do Governo do Estado de São Paulo com esse esforço internacional. Quem já aderiu ao acordo, no dia 10 de novembro, foi a AFPESP.
“Assumimos esse compromisso voluntário, que será renovado automaticamente até 2030, para atingir uma meta global. No entanto, o comprometimento da AFPESP com o meio ambiente já vem de longa data, seja com a entrega de estações de tratamento de água e esgoto nas unidades de lazer, a realização de coleta seletiva ou a recuperação de áreas degradadas, por exemplo”, afirmou o presidente da associação, Álvaro Gradim.
O Acordo Ambiental São Paulo também prevê o reconhecimento dos signatários como membros da comunidade de líderes em mudanças climáticas, além do apoio técnico governamental. Essa ação incentivará a implementação de novas tecnologias e soluções inovadoras, realçando o protagonismo do Estado e da AFPESP na agenda climática.
Os próximos passos desse acordo podem ser acompanhados em tempo real no site da CETESB: https://cetesb.sp.gov.br/acordo-ambiental-sao-paulo/.