Design inovador reflete a tradição e o espírito contemporâneo da maior associação de classe da América Latina
Por Redação
Nove décadas. Essa é a marca que a AFPESP alcança neste ano, mais precisamente em novembro de 2021. Assim, para dar início às celebrações de aniversário tão proeminente, a entidade se dedicou à criação de um logotipo comemorativo que acompanhará toda a identidade visual nos próximos 12 meses. O selo foi desenvolvido pelo Departamento de Marketing e Comunicação e faz jus à história da maior associação de classe da América Latina.
O design conseguiu unir tradição e contemporaneidade, duas características primárias da entidade, sobretudo em tempos atípicos como os atuais, que demandam renovação por causa da pandemia. De um lado, o selo mantém o brasão clássico da AFPESP, em que se destacam uma tocha, uma pena e um livro, que representam sabedoria, escrita e história, respectivamente; do outro, traços modernos nas cores da marca oficial prenunciam uma página em movimento, cuja abertura revela o marco histórico: 90 anos. O selo é acompanhado do slogan "Nove décadas de história ao lado dos servidores públicos".
A criação foi inspirada na continuidade da história ao lado dos servidores públicos, sugerindo episódios que estão por vir. Tantas décadas de atuação comprovam que a AFPESP é uma entidade consagrada na defesa dos interesses do funcionalismo paulista, com serviços que priorizam qualidade de vida para seus representados, o que só tende a ser melhorado e ampliado com o passar dos anos.
O logo comemorativo também teve influência solene. Aos 90 anos, comemora-se o Jubileu de Álamo, uma árvore com potencial de se recriar diante das adversidades, uma vez que brotos são gerados em suas próprias raízes. Quando um álamo é derrubado, outros nascem a partir do que restou no solo. A planta se notabiliza ainda pelo caule longo que propicia folhas sempre em movimento, ao menor sopro de brisa, e madeira de qualidade, muito utilizada na fabricação de papel.
“As nove décadas da AFPESP não poderiam ser mais bem representadas. A logomarca comemorativa reforça nossa história calçada em tradição sem deixar de apontar para os avanços vindouros, fatores imprescindíveis para que atendamos aos associados sempre com excelência”, destaca Álvaro Gradim, presidente da entidade. E ele ressalta: “A divulgação dessa identidade visual é a primeira de muitas comemorações que estão por vir em 2021”.
Rumo ao centenário. Afinal, a vida começa aos 90.
VEJA TAMBÉM: Palavra do Presidente