Pandemia estimulou o consumo de conteúdo on demand, ou seja, sob demanda
Por Redação
De acordo com a PodPesquisa Produtores 2020/2021, realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (abPod) em parceria com a rádio CBN, a região sudeste é responsável pela produção de 54,21% de podcasts no Brasil. Entre eles está o AFPESP Cast, voltado para os servidores públicos.
A pesquisa ainda estimou que o Brasil pode ter entre 20 milhões e 34,6 milhões de ouvintes de podcast atualmente. “Nos últimos dois anos, triplicou o número de podcasts ativos no brasil. Isso é muito simbólico”, disse Luiz Felipe Marques, fundador da Orelo, plataforma brasileira de podcasts, em entrevista à Wanessa Ferrari, publicada em 19 de julho de 2021, no portal Consumidor Moderno.
Assim como aconteceu com o rádio, o podcast é apontado por especialistas como uma mídia que veio para ficar e a pandemia de Covid-19 ajudou a impulsionar o crescimento de ouvintes. A tendência é que o consumo digital continue crescendo e os podcasts além de serem produtos digitais, oferecem flexibilidade porque podem ser consumidos sem deixar os ouvintes “presos” a uma tela. É possível ouvir episódios dos mais variados assuntos durante o dia inteiro e ao mesmo tempo realizar outras tarefas.
De onde veio o podcast?
O termo podcast foi usado pela primeira vez em um artigo escrito pelo jornalista inglês Ben Hammersley e publicado no jornal britânico The Guardian, em fevereiro de 2004. No mesmo ano, o conceito de podcast como conhecemos hoje, foi atribuído ao ex-VJ da emissora americana MTV, Adam Curry. Podcast é a junção de pod – Personal on Demand – (pessoal sob demanda), com broadcast (radiodifusão).
AFPESP Cast
Lançado em 15 de junho, o AFPESP Cast tem a missão de trazer informações aprofundadas sobre o universo do funcionalismo público, principalmente no estado de São Paulo; economia e finanças; sustentabilidade; responsabilidade social; pesquisa e tecnologia; educação; política; cultura; saúde e o que acontece na associação.
Confira abaixo os primeiros episódios: