Por Antonio Luiz Pires Neto
Felizmente, graças ao estafante trabalho de nossos colaboradores, especialmente das equipes de Tecnologia de Informação (TI, na linguagem coloquial), conseguimos superar os problemas enfrentados a partir do dia 7 do corrente mês de novembro, que acarretaram graves transtornos para nossos associados. Ufa! Passou o sufoco!¹
Agora, corrigidas as falhas ocorridas no ambiente de infraestrutura da tecnologia de informação que interromperam o funcionamento das operações digitais da AFPESP, podemos respirar mais tranquilos porque nossos sistemas já estão normalizados, especialmente o FlexReserva e a Área do Associado, o que exigiu maior complexidade nos esforços das nossas equipes de TI. Todas as nossas mídias voltaram a funcionar.
Lamentamos, profunda e sinceramente, os inconvenientes acarretados aos nossos associados nesses 'longos' 7 dias de verdadeira tristeza por não termos podido devolver com maior presteza o acesso aos serviços e benefícios a que os nossos associados têm direito. No ambiente interno, na sede da AFPESP, em São Paulo, aqueles dias foram vividos de forma dramática, como se houvesse uma 'guerra' a ser vencida numa ocasião em que as dificuldades surgidas pareciam insuperáveis. Mas o esforço de todos valeu a pena e a ‘guerra’ foi vencida.
O nosso Departamento de Controladoria, diretamente subordinado à Diretoria Econômico-Financeira, é uma espécie de coração pulsante da Associação, porque ali são registrados, organizados, dirigidos e conferidos todos os assuntos contábeis, financeiros, tributários e outros afins como, por exemplo, pagar e receber. Na emergência, a Controladoria se desdobrou para cumprir – e cumpriu – seus deveres estatutários com grande esforço para superar a falta de operação pelo sistema virtual.²
Nossa Central de Relacionamento, ponto nevrálgico no trato direto com nossos associados, sofreu ataques agressivos, embora justificados, de associados reclamando por causa da impossibilidade de efetuar suas reservas nas unidades de lazer, ou por não poder efetuar o pagamento para gerar a garantia da reserva feita antes da pane sistêmica, ou por não obter algum tipo de resposta a respeito do que estava acontecendo.
Como não havia acesso possível aos sistemas integrados de comunicação virtual a partir da nossa central de computação, a divulgação só foi feita nas nossas redes sociais no dia 9 de novembro, graças à priorização dos serviços digitais, com auxílio do nosso Departamento de Marketing, incumbido de disparar todas as comunicações e notícias pelos vários meios virtuais.
É preciso registrar para conhecimento geral que, buscando a solução necessária, nossas equipes de TI trabalharam dia e noite, num esforço concentrado e vigoroso. Todos se dispuseram a esse esforço, adaptando acomodações para o necessário descanso no período noturno em que continuava o trabalho ininterruptamente nas 24 horas diárias. Todos a tanto se dispuseram por vontade própria (foram autorizados a agir dessa forma, mas não houve ordem superior para que seu esforço fosse levado a esse extremo); fizeram valer seu legítimo orgulho profissional, de técnicos altamente especializados, feridos na sua melhor imagem. Venceram essa batalha. Merecem os louros da vitória.
Aqui não pretendemos fugir da nossa responsabilidade estatutária de atender condignamente nossos associados nas suas legítimas pretensões. Apenas fazemos esse registro, agora de forma mais ampla do que anteriormente, para expor a realidade do que aconteceu e principalmente para registrar o estafante trabalho interno que foi desenvolvido na busca de uma solução para o problema, inédito na AFPESP, que precisava ser resolvido.
Nosso ‘data center’³, com suas máquinas modernas e potentes, forma um conjunto impressionante de aparelhos e lâminas com capacidade para controlar e atender nosso elenco de mais de 240.000 associados, 1.608 empregados registrados e as naturais decorrências trabalhistas, financeiras, fiscais, sociais, hoteleiras, dentre outras. E tudo ficou inoperante por causa das inconsistências do sistema.
Aqui registramos um pedido de desculpas aos nossos associados, embora devamos dizer que essas inconsistências não decorreram de falha humana. Aliás, algumas vezes muitos de nós enfrentamos situações semelhantes na nossa vida pessoal, nas nossas atividades cotidianas envolvendo sistemas de acesso à internet vinculados a poderosos conglomerados empresariais (às vezes, enfrentamos interrupção do acesso ao internet banking, à rede doméstica de Wi-Fi etc.). Sempre um transtorno típico do século XXI...
Houve muitas e muitas reclamações. Todas justas e cabíveis, embora muitas delas tenham avançado no linguajar chulo e mal-educado, algumas até ofensivas. Felizmente, ao final, tendo-se esclarecido o que havia ocorrido, talvez a maioria das manifestações nas redes sociais tenha sido exposta de forma compreensiva e solidária. Fica o nosso agradecimento aos que nos confortaram com o seu apreço e com sua cordialidade associativa.
Como nossos antepassados com sua sabedoria doméstica costumavam dizer em tempos remotos, sempre devemos procurar algo de bom mesmo nos momentos de aflição. Por isso, o transtorno acarretado a tantos também serviu para revelar a força de vontade e a dedicação dos muitos que se uniram em torno da AFPESP nesse momento difícil e felizmente agora superado.
AFPESP - 92 anos em 5/11/2023, a caminho dos 100 anos.
Notas do autor:
1. "Ufa! Passou o sufoco!" é uma expressão usada para indicar alívio após uma situação estressante, difícil ou perigosa. Ela transmite a sensação de que um momento tenso ou desafiador foi superado com sucesso, e a pessoa está aliviada por ter saído dessa situação complicada.
2. A pane geral envolveu toda a nossa rede de acesso virtual, inclusive telefones, e-mails; e o sítio oficial da AFPESP ficou ‘offline’.
3. Em termos mais simples, um data center é uma instalação física que as empresas usam para hospedar aplicativos e dados essenciais.
Antonio Luiz Pires Neto é 1º vice-presidente da AFPESP e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. |