Profissionais serão responsáveis por apoiar alunos e equipes docentes e fortalecer o bom convívio no ambiente escolar; inscrições estão abertas até domingo (22)
Por Redação
Na última segunda-feira (16), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abriu um processo seletivo destinado a docentes da rede estadual de ensino que desejarem atuar como professores orientadores de convivência (POCs) nas escolas em 2024. As inscrições estão disponíveis até o próximo domingo (22).
Interessados deverão entrar em contato diretamente com sua Diretoria Regional de Ensino (DREs), que será responsável pela continuidade da seleção. O foco da Seduc-SP é contratar professores pertencentes às categorias A e F, que, caso aprovados, terão que se dedicar integralmente ao novo cargo. Confira a lista de DREs.
Ao todo, 1.782 profissionais serão admitidos como POCs e serão alocados em 1581 unidades de ensino em todo o território paulista. O número de vagas é três vezes maior em comparação com o atual montante de docentes exercendo essa função.
A remuneração é equivalente ao valor pago em sala de aula, conforme a carga horária estabelecida.
O processo seletivo ocorrerá em quatro etapas. Os candidatos terão que realizar uma prova de análise de perfil e, posteriormente, participarão de entrevista com dirigentes de ensino ou diretores de escola. Após serem aprovados, os docentes serão citados em publicação oficial da Seduc-SP e encaminhados à Coordenadoria Geral de Recursos Humanos (CGRH), que finalizará o trâmite.
Ao todo, 1.782 profissionais serão contratados como professores orientadores de convivência e atuarão em 1581 escolas da rede estadual de ensino. Foto: iStock.
Funções dos professores orientadores de convivência
Implementados pelo Executivo paulista por meio do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, o Conviva-SP, os POCs desempenham diversas atividades nas unidades de ensino, contribuindo, principalmente, para a melhoria do ambiente escolar e garantindo apoio e bom convívio entre os estudantes.
Entre as atribuições do cargo, segundo a Seduc-SP, estão:
– Desenvolver estratégias de apoio e acompanhamento às equipes docentes e gestores no contexto do ensino-aprendizagem;
– Fomentar um ambiente escolar positivo, caracterizado por colaboração, solidariedade e acolhimento;
– Contribuir para a melhoria dos indicadores de frequência e desempenho acadêmico dos estudantes;
– Estimular e facilitar a participação ativa das famílias na vida educacional dos estudantes da rede estadual;
– Fortalecer a rede de proteção social no entorno da comunidade escolar, promovendo a integração entre os serviços de assistência e saúde mental.
Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).