Avaliação prática poderá ser entregue até o dia 30 de julho e faz parte da composição da nota geral dos candidatos no certame
Por Redação
O prazo de envio da avaliação prática em videoaula para os mais de 290 mil professores inscritos no concurso público promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) foi prorrogado para o dia 30 de julho. O certame prevê a contratação de 15 mil docentes efetivos para a rede estadual de ensino.
A gravação da videoaula deverá ser feita no formato horizontal e ter duração entre cinco e sete minutos. É indispensável que o candidato esteja visível na imagem durante todo o vídeo, podendo utilizar recursos como uma lousa ou mídias digitais para auxiliar na exposição do conteúdo. O tema da aula está proposto no edital e relacionado ao componente curricular escolhido pelo professor no ato da inscrição.
Esta etapa avaliativa, juntamente com as provas objetiva e discursiva — previstas para ocorrerem no dia 6 de agosto — além da apresentação de títulos, irá compor a nota final dos candidatos na classificação geral do certame. Aqueles que não realizarem o envio da videoaula ficarão zerados neste quesito.
Mais orientações sobre a gravação e o envio do vídeo estão disponíveis no site da Vunesp, órgão responsável pela realização do concurso.
Sobre as demais avaliações
A prova objetiva será composta de 30 questões de múltipla escolha com cinco alternativas, sendo apenas uma alternativa correta, e será elaborada de acordo com o conteúdo programático. Já a prova discursiva será composta de duas questões relacionadas a temas do Currículo Paulista e metodologia e estrutura de ensino. Ambas estão previstas para ocorrerem no dia 6 de agosto.
Também acontecerá a etapa de prova de títulos com caráter exclusivamente classificatório. O candidato inscrito em disciplinas diferentes deverá entregar títulos para cada disciplina que estiver inscrito. O candidato que não entregar a documentação correspondente aos seus títulos receberá pontuação zero nesta prova, porém, não será eliminado do concurso.
Salários e carga horária
As 15 mil vagas são dívidas em: 10.742 a serem exercidas em jornada ampliada de trabalho docente, caracterizada pela prestação de 40 horas semanais de trabalho, e 4.258 a serem exercidas em jornada completa de trabalho docente, caracterizada pela prestação de 25 horas semanais de trabalho. Os salários iniciais são de R$ 5 mil e R$ 3,1 mil, respectivamente.
Avaliação prática em formato de videoaula deverá ser entregue até o dia 30 de julho. Foto: iStock.