Transparência é um dos pilares do funcionamento do sistema FlexReserva, que ainda tem vagas disponíveis
Por Redação
Nesta quinta-feira (3), o presidente da AFPESP, Artur Marques, e o presidente do Conselho Fiscal, Antonio de Jesus da Silva, estiveram no departamento de TI a fim de acompanharem a abertura de reservas de hospedagem nas Unidades de Lazer para o mês de janeiro.
Da esquerda para a direita: o presidente do Conselho Fiscal, Antonio de Jesus da Silva, e o presidente da AFPESP, Artur Marques. Foto: Elisa Izumi Torres
Às 8h30, o sistema FlexReserva abriu para reservas de hospedagem com o total de 1.221 opções de apartamentos, considerando as 21 unidades de lazer em funcionamento. Dos cerca de 239 mil associados da AFPESP, às 8h45, 12.773 chegaram a acessar simultaneamente o sistema.
“Mesmo antes da abertura, por volta de 7h45, nós tínhamos mais de 7 mil pessoas aguardando a liberação do FlexReserva. Por aí a gente percebe que há um grande número de associados na expectativa de conseguir se hospedar nas nossas unidades”, disse o presidente da AFPESP.
Painel para acompanhamento de reservas no departamento de TI. Foto: Elisa Izumi Torres
Já o presidente do Conselho Fiscal ponderou que: “O FlexReserva é um sistema moderno, ágil, que dá mais opções para todos, uma vez que você pode fazer reservas de três, quatro, cinco dias. Evidentemente, o número de associados é muito maior do que a disponibilidade de vagas que a AFPESP oferece. O que nós podemos recomendar ao associado é que ele tenha um pouco de paciência com relação a eventuais desistências ou participe em uma próxima oportunidade porque o propósito desta diretoria é atender o associado da melhor maneira possível, dentro dos recursos dos quais dispomos”.
As ULs mais procuradas
Nesta época do ano, as unidades de lazer mais procuradas são as que estão localizadas no litoral de São Paulo: Caraguatatuba, Guarujá, Itanhaém, Maresias, Peruíbe I e II e Ubatuba. Por isso, quem pretende se hospedar em uma delas, ao acessar o FlexReserva, deve estar com algumas informações em mente.
“Percebemos todas as unidades de praia foram rapidamente ocupadas, logo em seguida foram as unidades em Areado e Avaré. Isso significa que a seleção e digitação no FlexReserva exige que os usuários tenham rapidez e conhecimento do período que pretende reservar, quantas pessoas se hospedarão, os valores, se a unidade está setorizada como praia, campo, Circuito das Águas, montanha ou termas. Se na hora que estiver fazendo a reserva o associado começar a raciocinar em termos do que vai pagar, para onde vai ou ficar na dúvida dos dias já vai perder a oportunidade de se hospedar na unidade de preferência porque o afluxo de pessoas usando o sistema no mesmo momento é muito grande”, explicou Artur Marques.
Dica de ouro
Todas as vagas disponíveis podem ser verificadas em tempo real no site da AFPESP. Basta acessar essa página, selecionar a unidade de lazer, data inicial e final desejada e clicar em “Pesquisar”. Vale lembrar que o prazo para efetuar o pagamento das reservas é de 12h. Após esse período, as reservas não pagas voltam a aparecer disponíveis no FlexReserva. Dessa maneira, qualquer desistência gera uma nova oportunidade para associados que estiverem logados e atentos.
“No dia seguinte (4 de novembro), às 11h, notamos que em Campos do Jordão ainda há vagas, assim como na Fazenda e Termas de Ibirá, Amparo, Areado, Avaré, Guarujá, Monte Verde, São Pedro, Socorro, Unidade Capital e Poços de Caldas”, apontou o presidente da AFPESP.
Como de costume, quem também acompanhou a abertura de reservas para janeiro foi a ouvidora Agniz Greco e os colaboradores do departamento de TI; além da Central de Relacionamento.
Tecnologia por trás do FlexReserva
“Para um bom funcionamento da plataforma do FlexReserva é necessário um bom planejamento. A estrutura é composta por servidores de alta performance e disponibilidade, links de internet de alta velocidade com redundância e um bom equipamento de segurança, o firewall, para monitorar e garantir a segurança das transações. Além disso um sistema de usabilidade simples e intuitivo e um banco de dados bem estruturado”, descreveu Célia Maeda, gerente de TI.
Mais opções de hospedagem
A AFPESP mantém convênios com hotéis em São Paulo (Brotas, Santos, Caraguatatuba, Águas de Lindóia e Lins), Rio de Janeiro (Conservatória) e Minas Gerais (Poços de Caldas). Veja aqui os descontos de cada hotel para associados.