Município está localizado a 375 km da cidade de São Paulo e dispõe terreno público que pode ser doado à associação
Por Andréa Ascenção
No último dia 11, o presidente da AFPESP, Artur Marques; o 1º vice-presidente, Antonio Luiz Pires Neto, e o 1º tesoureiro, Adherbal Silva Pompeo, receberam, na Sede Social, autoridades do município de Iacanga, que buscam parceria com a associação para fomentar o turismo na região.
Rafael Geovani Delaporta Sedemak (vereador), Giuliano Sabbatini Cruz (vice-prefeito de Iacanga), Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente da AFPESP), Artur Marques (presidente da AFPESP), Adherbal Silva Pompeo (1º tesoureiro da AFPESP) e Bruno Borba Ciriaco (vereador). Foto: Elisa Izumi Torres
“Nossa cidade tem em torno de 12 mil habitantes. Somos banhados por um braço do rio Tietê. Nosso maior atrativo são as águas. Temos uma prainha e um histórico de festividades, como o Festival de Águas Claras. Foi muito famoso há 50 anos, ficou conhecido como o Woodstock brasileiro. Temos o rodeio [Festa do Peão de Boiadeiro de Iacanga], que no ano que vem fará 50 anos”, salientou o vereador de Iacanga Rafael Geovani Delaporta Sedemak (PDT).
“Estamos vivendo um momento histórico na nossa cidade. Nesse 15 de abril completaremos 100 anos. Estamos correndo atrás de eventos, parceiros, cultura, turismo para movimentar o município. Temos o chamado Clube da Prefeitura, que não é da prefeitura, porém a gestão é do município. Caso seja interessante para a associação, teríamos condições de fomentar o turismo na nossa cidade. Nosso intuito é somarmos forças”, complementou o vereador Bruno Borba Ciriaco (PP).
Além do clube, que possui piscina, sauna e salão de festa, Ciriaco citou que Prefeitura Municipal de Iacanga dispõe de um terreno público que pode ser disponibilizado mediante doação para a AFPESP construir uma unidade de lazer; além disso há um hotel desocupado no bairro rural Quilombo. O vereador destacou outros pontos positivos do município: “Não temos problemas de enchente, furto. O índice criminal é baixíssimo”.
Para o presidente da AFPESP, ganhar capilaridade em opções de lazer para os associados é uma meta que pode ser alcançada estreitando laços tanto com o poder público quanto privado. “A associação tem mantido algumas parcerias em algumas cidades com clubes locais exatamente para permitir que o associado possa usufruir de diversas atividades. Por exemplo, em Ribeirão Preto, temos parceria com um clube de regatas; em Piracicaba também. E o nosso associado paga uma importância singela. O próximo passo é instrumentalizar essa parceria, examinar a documentação do clube, levantar quantos associados temos na região; assim como quem é o proprietário, a documentação e a área do terreno desocupado”, explicou Artur Marques.
Também participaram da reunião o vice-prefeito de Iacanga, Giuliano Sabbatini Cruz, e o chefe de Gabinete da presidência da Câmara Municipal de Iacanga, Giovani Gomes de Moraes.