Marcus Dantas e Kleber Cabral são pré-candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente; ambos querem ampliar voz dos servidores na política
Por Redação
O interesse de servidores públicos por maior participação na política está evidente neste ano, em função das eleições de outubro. Representantes de diversas categorias concorrerão a cargos eletivos, especialmente no sistema proporcional, como profissionais da Receita Federal.
Foi para anunciar tal objetivo que os auditores fiscais Marcus Dantas e Kleber Cabral visitaram o presidente da AFPESP, Artur Marques, na segunda-feira (30/5). Eles são pré-candidatos a deputado federal e deputado estadual, respectivamente, pelo Podemos.
“Buscamos uma dobradinha de auditores da Receita Federal para expandir as pautas dos servidores públicos, que são abraçados pela AFPESP, tanto em Brasília, na Câmara, como em São Paulo, na Alesp [Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo]”, afirma Dantas.
Kleber Cabral, Artur Marques e Marcus Dantas
Um tema sensível ao funcionalismo paulista, por exemplo, é a reforma da Previdência, aprovada em março de 2020 sob protesto de servidores. A medida dificultou o acesso à aposentadoria, e está no radar dos pré-candidatos.
De modo geral, a ideia é seguir o exemplo do ex-senador Major Olimpio, que faleceu em 2021, vítima de Covid-19. O parlamentar, segundo eles, era ferrenho defensor do serviço público e, por isso, contava com a admiração de colegas da área.
“Perdemos representantes fundamentais para os servidores. Então, temos que trabalhar para fortalecer a categoria estadual e nacionalmente”, diz Cabral, que é associado da AFPESP.