Portal de notícias, perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube), aplicativo e e-mails institucionais concentram informações fidedignas da entidade
Por Leandro Silva
A revolução tecnológica do século 21, impulsionada pelo acesso à internet e aos smartphones, trouxe diversos benefícios. Democratizou a produção de conteúdo, ampliou o alcance a variadas fontes de informação, favoreceu a interação midiática.
Por outro lado, as facilidades de comunicação abriram caminho para um obscuro universo de desinformação. Notícias e dados falsos passaram a competir com publicações confiáveis, prejudicando as instituições, a sociedade e, consequentemente, a democracia.
É neste cenário que a AFPESP enfatiza a importância de seus associados se informarem sobre a entidade nos canais oficiais de comunicação. Hoje, além do portal de notícias, há perfis nas redes sociais, aplicativo e e-mails institucionais. Conheça cada um deles:
Portal de notícias
É o site oficial da associação, navegável pelo domínio www.afpesp.org.br. Reúne todas as informações institucionais, como história da AFPESP, unidades, diretoria, conselheiros, documentos relativos à transparência, serviços, benefícios, contatos, a Área do Associado e o FlexReserva. Também abriga o jornal on-line Folha do Servidor, vídeos, fotos, clipping e muito mais.
Site oficial da AFPESP na tela do celular — Reprodução
Aplicativo
O AFPESP Digital é o aplicativo da entidade disponível para os sistemas Android e IOS. O app garante praticidade para os associados, com informações em um só lugar (Área do Associado, fale conosco, notícias e outros). Entre as funcionalidades destaca-se o acesso à carteira social. Baixe na Play Store (Android) ou Apple Store (IOS).
Simulação de acesso ao app AFPESP Digital — Reprodução
O perfil @afpesp.sao.paulo é a página da AFPESP na popular rede social, que conta com 2,9 bilhões de usuários ativos por dia (relatório divulgado pela Meta, empresa que controla o Face, no final de 2022). São publicados links para o portal de notícias, vídeos e campanhas. Os mais de 97 mil seguidores podem curtir, comentar e compartilhar o conteúdo.
Topo do perfil no Facebook — Reprodução
A associação também está no Insta: @afpesp. Com números próximos ao do Facebook, 2 bilhões de usuários ativos globalmente (relatório divulgado pela Meta, empresa que o controla, no final de 2022), a rede social propicia interação com postagens fixas e vídeos, por reels ou storie. Ao todo, 47,8 mil seguidores acompanham as novidades da entidade.
Topo do perfil no Instagram — Reprodução
Por se tratar de uma rede social voltada às conexões profissionais, o perfil @afpesp, atualmente com 3,3 mil seguidores, compreende publicações institucionais da entidade ou sobre a carreira dos servidores públicos.
Topo do perfil no LinkedIn — Reprodução
Ideal para comunicações curtas e objetivas, o @AFPESP1 também é atualizado com links do portal de notícias, vídeos e campanhas. A rede social é conhecida pelas hashtags, que podem alcançar os chamados “trending topics”, quando determinado assunto é muito comentado.
Topo do perfil no Twitter — Reprodução
YouTube
O canal @afpespbr, com 21 mil inscritos e 660 vídeos publicados, reúne as produções audiovisuais da associação, a exemplo do Palavra do Presidente, Jornada Cultural e outros.
Topo do perfil no YouTube — Reprodução
Constantemente, a associação envia informativos por e-mail. Novidades, serviços e benefícios, além de um resumo semanal da Folha do Servidor, chegam à caixa de entrada dos associados, sempre com os domínios: @digitalafpesp.org.br ou @afpesp.org.br.
Formatação de e-mail enviado pela AFPESP — Reprodução
O presidente da AFPESP, Artur Marques, ressalta a importância dos canais oficiais de comunicação.
“Hoje, com tantas facilidades tecnológicas, corremos o risco de encontrar páginas e perfis extraoficiais. É imprescindível que os associados fiquem atentos, pois somente as mídias administradas pela entidade transmitem informações com credibilidade.”
No início de maio, a Diretoria Executiva, inclusive, editou a Portaria nº 8/2023, proibindo o uso do nome, marca nominativa (AFPESP) e marca figurativa (emblema e layouts) da associação por pessoas não autorizadas. A decisão foi tomada após identificação de casos em redes sociais e outras mídias, para diversos fins.
Segundo a norma, “o uso indevido das marcas registradas, além de ser proibido pelo ordenamento jurídico vigente, com reflexos na esfera cível e penal, pode acarretar imposição de penalidade ao associado infrator na esfera administrativa estatutária”.
A AFPESP reforça seu compromisso em atuar com ética e transparência em todas as suas atividades. Além disso, destaca a importância da colaboração de todos na proteção da sua identidade, encorajando a denúncia de casos de uso indevido da marca, nome ou emblema.
Para isso, basta acionar a Ouvidoria via Área do Associado ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e enviar link, print ou qualquer material de apoio.