Obra que reúne textos de autoria dos acadêmicos está disponível no site da editora UICLAP; página de atividades registra premiações recebidas e convida para eventos
Por Andréa Ascenção
Durante a 95ª Reunião Ordinária da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) da AFPESP, realizada na Sede Social, no dia 13 de junho, o presidente da ALCA, Aclibes Burgareli, anunciou o lançamento da antologia “Tempos preciosos”, que reúne textos escritos pelos acadêmicos.
Disponível para compra desde o dia 21 de maio, no site da editora UICLAP, “Tempos preciosos” descortina um mundo de possibilidades para cada membro da ALCA. “Não houve custo para nós. A editora faz a impressão conforme a demanda no site. Então, é possível comprar um exemplar ou vários para presentear os amigos, por exemplo. Esse é o objetivo, valorizar o lado artístico, literário e científico dos servidores públicos que fazem parte da academia”, explicou Burgarelli.
O presidente da ALCA também agradeceu aos envolvidos nesse projeto pelo trabalho conjunto. A edição do conteúdo e fechamento do arquivo digital da obra foi realizada pela assistente administrativa da ALCA, Edelize de Cassia da Cruz. A 1ª secretária da ALCA, Janethe Akiko Nakamura Monteiro, assina a arte da capa do livro. Já Tadeu Vicente de Carvalho Bandoni (cadeira nº 18 de Artes) foi responsável pela diagramação. Maria José Miranda Campos (cadeira nº 16 de Letras) e Rosa Maria de Britto Cosenza (cadeira nº 18 de Letras) fizeram a revisão textual.
Lançamento da Academia Literária de São Carlos
A mesa da 95ª reunião contou com a participação do presidente da Academia Literária de São Carlos, Antonio Fais, que fez um convite aos presentes: “Sintam-se todos convidados para o lançamento oficial da Academia Literária de São Carlos, no dia 10 de julho, no Teatro Municipal de São Carlos. Nos sentiremos honrados com a presença de cada um”.
Tribuna
Também participaram da reunião ordinária:
- Marli Luiza Martins Stracieri (cadeira nº 17 de Artes), que fez considerações sobre a ausência de grandes autores brasileiros no currículo escolar e seu trabalho de levar artistas nacionais, inclusive da ALCA, para se catalogarem no cenário internacional, sendo que agora expandirá seu raio de atuação para as galerias e exposições na Albânia e Croácia.
- Gení Fuzato Dagnoni (cadeira nº 14 de Artes), que declamou poesia sobre a chegada de imigrantes no Brasil.
- Jairo Galindo (cadeira nº 8 de Ciências), que declamou o poema “25 de junho está chegando”.
Seleta de crônicas e poesias
A próxima obra que a ALCA organizará já tem título definido: “Seleta de crônicas e poesias”. Apenas integrantes da academia poderão participar. Para isso, é necessário enviar crônica ou poesia para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 13 de outubro de 2024, seguindo as regras abaixo:
Crônica
- Tema: deve se referir a um acontecimento verídico na função do servidor público que possa conotar um aspecto cômico dentro de certa ingenuidade;
- Tamanho: até 5 laudas (7.000 caracteres com espaços);
- Formatação: fonte Arial; tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5 cm; salvar em Word.
Poesia
- Tema: livre;
- Tamanho: até 2 laudas (2.800 caracteres com espaços);
- Formatação: fonte Arial; tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5 cm; salvar em Word.
Para que todos tenham oportunidade de participar, cada autor(a) poderá enviar uma crônica ou uma poesia.
A obra será editada e publicada via editora UICLAP, sem custo para os autores.