Conselheiros e membros da Diretoria Executiva examinaram instalações e projetos para obra aprovados pela Prefeitura de Dois Córregos
Por Andréa Ascenção
Membros da Diretoria Executiva e conselheiros da AFPESP visitaram o antigo Hotel Estância Santa Paula, localizado na avenida Godofredo Schilini, 435, em Dois Córregos (SP), no dia 19 de janeiro. Na ocasião, oficializaram a retomada do projeto que transformará o imóvel em uma nova unidade de lazer com 101 apartamentos.
“Nosso pessoal da Coordenadoria de Obras esteve aqui para verificar o andamento de todas as nossas plantas aprovadas. Agora o que resta é fazer uma avaliação do custo dessas operações que vamos realizar”, disse o presidente da AFPESP, Artur Marques.
O prefeito de Dois Córregos, Ruy Favaro, e sua equipe de governo estiveram presentes durante a visita técnica. “Sou defensor de turismo como geração de renda, de oportunidade e de transformação de uma sociedade. Por isso, acho muito acertada essa estratégia da AFPESP de permitir que o associado possa estar aqui, dentro de uma área ambientalmente correta, que alcança Brotas com facilidade; Torrinha, onde tem um dos melhores cafés coloniais do estado de São Paulo; está do lado do Shopping Território do Calçado, em Jaú; tem Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, com passeios, eclusagem. A Prefeitura Municipal de Dois Córregos sempre vai tratar com prioridade qualquer tipo de demanda que venha da AFPESP”, comprometeu-se Favaro.
Atrativos da capital nacional da macadâmia
Dois Córregos é um dos maiores produtores nacionais de macadâmia. A noz é protagonista da gastronomia no Centro-Oeste Paulista, recheando kibe, pastel, manjar e sorvete, por exemplo.
No futuro, quem se hospedar na Unidade de Lazer AFPESP Dois Córregos poderá desfrutar dos pratos na tradicional festa da macadâmia, realizada no mês de setembro. Outros atrativos da cidade incluem o cinema mais antigo do estado de São Paulo, em funcionamento desde 1912 e o Museu Ferroviário.
“Com certeza esta unidade terá ocupação durante o ano todo. Sempre lotada. Será a nossa forma de retribuir esta recepção tão amiga, cordial e atenciosa porque a presença dos nossos associados aqui certamente contribuirá para o desenvolvimento econômico do próprio município”, afirmou Cassio Juvenal Faria, presidente da Mesa do Conselho Deliberativo da AFPESP.
Para o presidente do Conselho Fiscal da entidade, William Marinho de Faria: “A importância que esta obra vai trazer para os associados é que aumentará um pouco as opções de hospedagem que temos para oferecer. Estamos alegres e satisfeitos de poder saber que aqui vamos conseguir avançar nesse quesito”.
O coordenador da Secretaria Geral da AFPESP, Feres Sabino, observou a importância de a maioria dos integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal participarem da visita técnica a convite do presidente da associação, no que chamou de “memorável encontro”. Sabino também destacou os atrativos naturais encontrados na região: “Nesse terreno da AFPESP passam dois cursos d’água, denominados Fundo e Lajeado, cujos córregos são afluentes do Ribeirão do Peixe”. Daí, surgiu o nome do município, pois na primeira metade do século XIX, quando tropeiros vinham de Minas Gerais, pousavam às margens do Ribeirão do Peixe. “Há no espaço larga e linda área de preservação ambiental”, finalizou o coordenador.
Histórico
As negociações com a Prefeitura de Dois Córregos para a aquisição do imóvel localizado em Dois Córregos iniciaram durante a gestão do então presidente da AFPESP, Antônio Carlos Duarte Moreira. “Não fosse a insistência da doutora Mara [Silvia Valdo], que me sabatinou lá na Câmara Municipal... fui lá numa audiência pública, com os vereadores, integrantes da sociedade de Dois Córregos, para nos questionarem sobre as intenções da AFPESP para essa cidade. Foi um fato histórico. Dei entrevista em rádio e para uma televisão regional, falando dos projetos da AFPESP para a região. Felizmente, o doutor Artur deu prosseguimento às tratativas com a Câmara Municipal e com a Prefeitura de Dois Córregos”, ressaltou o conselheiro vitalício Antônio Carlos Duarte Moreira, que foi presidente da AFPESP de 2013 a 2018.
Por decisão conjunta dos órgãos diretivos da AFPESP, a aquisição do Hotel Estância Santa Paula foi aprovada no dia 26 de novembro de 2015. Já a assinatura da escritura do imóvel aconteceu no dia 10 de março de 2016, durante solenidade realizada no Centro Cultural Nilson Prado Telles, em Dois Córregos.
Na época, a edição 281 da Folha do Servidor Público registrou que: “O evento foi realizado para selar o projeto de futuras instalações da AFPESP, na cidade de Dois Córregos, conforme leis municipais 4.165, 4.168 e 4.172 de 2016, pelas quais a Prefeitura doa o terreno, em área urbana, de 3.768,60 m2, com construções do Hotel Estância Santa Paula e indenização da Associação ao grupo de proprietários”.
O Hotel Estância Santa Paula, construído na década de 1950, começou a ser reformado para a abertura de mais uma unidade de lazer para os associados, mas após o ingresso de uma ação popular solicitando a anulação da doação, a AFPESP optou por interromper as obras em setembro de 2019 com o intuito de preservar o patrimônio financeiro da entidade.
A ação popular foi julgada improcedente em primeira instância na 1ª Vara de Dois Córregos. Posteriormente, foi encaminhado ao Tribunal que manteve a ação de improcedência da ação. Foi interposto um recurso especial, o qual foi negado. Por fim, a ação popular para reverter a aquisição foi julgada improcedente em todas as instâncias, sem possibilidade de recursos.
“Eu estou no meu terceiro mandato como vereadora e eu comecei essa luta em 2010, junto com o doutor Duarte. Quando ele veio conhecer o hotel, ajudamos na negociação. Depois estivemos no auditório da AFPESP, em São Paulo. Me lembro que estava todo o corpo do conselho reunido nesse local. Cada etapa que a gente vencia eu estava lá na AFPESP. Estamos todos aqui empenhados em continuar esse trabalho com força total”, disse a vereadora e presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Dois Córregos Mara Silvia Valdo.
Mais recentemente, uma vistoria técnica foi realizada para verificar a passagem de tubulação da rede de esgoto dentro do imóvel e regularizá-la. O superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Dois Córregos (Saaedoco), Fernando Carlos Mashorca, afirmou que a autarquia é responsável por 98% do esgoto tratado no município. “Quando fizeram essa rede ainda não existia o hotel Santa Paula. Então, nós tivemos que refazer toda a parte de projeto. A rede aqui dentro já está pronta para ser acoplada. Não passa de 10 dias, se o tempo ajudar”, estimou Mashorca.
Nova unidade de lazer
A área total do imóvel possui 98.436 m², sendo 9.600 m² projetados para construção da nova unidade de lazer da AFPESP. “Acho que o processo maior será a contratação de uma grande empresa que possa construir esse prédio dentro de um prazo pré-estabelecido, que seja neste ano. Com 101 apartamentos, vale dizer que vamos ter por volta de 250 pessoas por dia, que é bastante gente. Estamos realmente entusiasmados. O prefeito está também no seu último ano de mandato e muito empenhado nesse sentido”, alegou o coordenador das Unidades de Lazer da AFPESP, Antonio Arnosti.
Um dos conselheiros vitalícios que participou da visita técnica, Paulo Lucas Basso, contou que chegou a se hospedar no Hotel Estância Santa Paula, por volta de 2010: “Eu conheci aqui quando vim passar um final de ano com a família, sem saber que a associação tinha interesse. Quando eu retornei para a reunião do conselho naquela época, a primeira coisa com a qual me deparei foi o processo de interesse de compra desse imóvel. E eu apoiei. A minha visão do hotel e da região foi completamente positiva. Onde a associação chega ela cria uma expetativa em todos, munícipes e os próprios associados”.
Quem também conheceu o antigo hotel e falou sobre a experiência turística na região foi o conselheiro vitalício Mucio Rodrigues Torres: “Estou na casa há 41 anos. Nos idos de Wilson Ribeiro [presidente da AFPESP de 1979 a 1998], eu já era diretor de Turismo e trouxe muita excursão para o hotel Santa Paula. Alugava 20 apartamentos e trazia um ônibus fechadinho. Aqui tem vários interesses para pais, mães e filhos. O primordial é a eclusa, de onde a família inteira faz um passeio fabuloso na própria embarcação, vai para Jaú fazer compras; os filhos podem desfrutar das corredeiras”.
Já o conselheiro Orestes Gir Júnior revelou que não conhecia o município de Dois Córregos, tampouco a área do imóvel adquirido: “Achei bonito demais, tem muita área verde. Logo, logo teremos uma boa unidade aqui, com Brotas ao lado; perto de Itirapina, que tem a represa do Broa, e próximo a São Pedro também”.
“Dois Córregos se tornou um município de interesse turístico e esse empreendimento da AFPESP no nosso município é aguardado há longa data. Agora o projeto vai fluir”, disse o vereador Tião Mazziero (PTB).
Também participaram da visita técnica: a 2ª vice-presidente da AFPESP, Rosy Maria De Oliveira; o 1º tesoureiro da AFPESP, Adherbal Silva Pompeo; a coordenadora Social da AFPESP, Elvira Stippe Bastos; o coordenador de Assistência à Saúde da AFPESP, Alvaro Rodrigues Bueno Fernandes ; a coordenadora de Meio Ambiente, Ana Maria Pereira Amaral; as vereadoras Jô Amaral (PTB) e Cristina Cruz (PTB); o presidente da Câmara Municipal de Dois Córregos, Vinícius de Oliveira Gonçalves; a secretária de Tecnologia da Informação, Karina Catto; a secretária adjunta da Assistência e Ação Social, Cinthia Prando; a secretária da Fazenda, Rafaela Cantadori; o secretário de Orçamento e Gestão, Bruno Marcelino; a secretária de Saúde, Elaine Scarpim Nais; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jefferson Padrin; o secretário de Infraestrutura e Obras, Romildo Ribeiro; a secretária de Educação, Maria Angelica dos Santos; a secretária de Cultura e Turismo, Danielle Soffner; a chefe de Gabinete, Alessandra Pescio; o secretário de Esportes, Mauricio Ferro; o secretário de Governo, Leonardo Gasparotto e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogerio Amaral.