Exame funcionará como um concurso nacional unificado para selecionar professores de ensino básico da rede pública, incluindo do estado de São Paulo e prefeituras paulistas
Por Redação
As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) — também conhecida como "Enem dos Professores" — estão abertas até às 23h59 do dia 25 de julho. O exame funcionará como um concurso nacional unificado para selecionar professores para as redes públicas de ensino, incluindo a rede estadual de São Paulo e de prefeituras paulistas, como a da capital.
Podem participar estudantes que estejam na fase final de seus cursos de licenciatura e inscritos no Enade 2025, além de professores já formados interessados em ingressar no serviço público. As inscrições devem ser feitas pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela aplicação do exame.
Após realizar a candidatura, os concorrentes deverão efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 85, até o dia 31 de julho. O prazo de pedido de isenção se encerrou em 4 de julho.
Uma novidade da PND é que, com apenas uma inscrição, os candidatos poderão concorrer a vagas em diferentes regiões do Brasil simultaneamente. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 22 estados e 1.508 municípios do país, dos quais 18 são capitais, aderiram à PND para a contratação de professores para suas redes de ensino.
A aplicação da prova acontecerá no dia 26 de outubro, em todo o Brasil. O exame terá 5h30 de duração e será composto por 80 perguntas de múltipla escolha e uma questão discursiva. Além de avaliar a Formação Geral Docente (FGD) de todos os participantes, também serão cobrados conhecimentos em áreas específicas – que deverão ser indicadas pelo participante no ato de inscrição.
O MEC afirmou que a prova não pretende substituir concursos públicos, mas visa ser uma alternativa para processos seletivos de docentes, contribuindo para o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino. A iniciativa faz parte do programa “Mais Professores para o Brasil”, lançado pela pasta em janeiro deste ano.
As regras e os procedimentos para realização da PND estão disponíveis na Portaria n.º 399/2025 do MEC.
Cronograma da Prova Nacional Docente (PND)
- Inscrições: até às 23h59 do dia 25 de julho, pelo site do Inep;
- Solicitação de atendimento especial e inclusão de nome social: até às 23h59 do dia 25 de julho;
- Pagamento de taxa de inscrição: até o dia 31 de julho;
- Aplicação da prova: 26 de outubro, em todo o país;
- Divulgação do gabarito preliminar: 28 de outubro;
- Divulgação do gabarito definitivo: 11 de novembro;
- Divulgação do resultado final: 10 de dezembro.