Associado da AFPESP, Amauri Horne também reivindicou fim dos descontos previdenciários para aposentados e pensionistas, além de melhorias no Iamspe; acompanhe discussões da 1ª quinzena de abril
Por Leandro Silva
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, nesta primeira quinzena de abril, novas audiências públicas do Orçamento 2023 em vários municípios.
Para ouvir a população sobre demandas locais, as reuniões, organizadas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, ocorreram entre os dias 1º e 11 em Bauru, Euclides da Cunha, Assis, Avaré, Coronel Macedo e Apiaí.
Mais audiências estão previstas até 30 de maio. Veja o calendário.
O vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de São Paulo (Sindcop), Amauri Roberto Porfirio Horne, associado da AFPESP, participou do primeiro encontro, em Bauru.Amauri Horne discursa para deputados e demais presentes na 10ª audiência pública do Orçamento 2023, em Bauru. Imagem: reprodução/TV Alesp.
Ele pediu regulamentação da Polícia Penal no estado de São Paulo, por meio das Propostas de Emenda à Constituição Estadual nº 1 e 4, ambas em tramitação na Alesp. Os textos versam sobre o sistema de administração penitenciária.
“Esperamos que se regulamente esta profissão que é tão sofrida e pouco vista pela sociedade. Só é vista quando há rebeliões”, disse.
Na sequência, Horne reivindicou o fim dos descontos previdenciários de aposentados e pensionistas, bem como a necessidade de mais investimentos no Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).
“Pedimos aprovação do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 22/2020, que revoga o aumento de contribuição previdenciária, sem nos esquecer da saúde do trabalhador. Buscamos a contrapartida de 3% do governo para o Hospital do Servidor”, concluiu.
Outros temas foram destaque nas cidades, como meio ambiente, educação, saúde, economia e afins.
Participação do funcionalismo é essencial
Ativo nas discussões do orçamento paulista, Amauri Horne reforça a importância de os servidores públicos se interessarem pelo tema. “É a chance de participar de decisões que se refletem diretamente no nosso dia a dia. Temos que ter consciência disso.”
Segundo ele, que atua como agente de segurança no Centro de Progressão Penitenciária III de Bauru (CPP III), dialogar com o governo é uma tarefa difícil. Por isso, qualquer oportunidade de cobrar recursos para melhorar as condições de trabalho tem que ser aproveitada.
“Uma questão que devemos ter em mente é que nós, servidores públicos, somos os responsáveis pelo atendimento direto à população. Quando conquistamos nossos objetivos, a sociedade é a principal beneficiada.”
Para participar das audiências públicas do Orçamento 2023 é necessário se inscrever no site da Alesp.
Acompanhe as audiências e reportagens de abril
Bauru – 1/4/2022
Íntegra: https://youtu.be/MG9k0hKMWyY
Reportagem: https://youtu.be/ZuKbXr2GqWI
Euclides da Cunha – 2/4/2022
Íntegra: https://youtu.be/HU8ZO5mW8RY
Reportagem: https://youtu.be/323lO30Vmog
Assis – 7/4/2022
Íntegra: https://youtu.be/_LXrnE0Lmgw
Reportagem: https://youtu.be/kdh5YCiZfuU
Avaré – 8/4/2022
Íntegra: https://youtu.be/Knb8K5svro0
Reportagem: https://youtu.be/MbyXW76GUeg
Coronel Macedo – 8/4/2022
Íntegra: https://youtu.be/ho1EGwOvt9s
Reportagem: https://youtu.be/ofWZ5BgPeeU
Apiaí – 11/4/2022
Íntegra: https://youtu.be/9CwYdk4J1xw
Reportagem: https://youtu.be/V7oY5X7WIAU