QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024 elencou mais 12 instituições de ensino superior brasileiras entre as 50 primeiras; confira a lista
Por Redação
A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor instituição de ensino superior da América Latina e Caribe segundo a classificação QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024, divulgada nesta quarta-feira (13). O levantamento foi elaborado pela Quacquarelli Symonds, renomada empresa de avaliação educacional.
Esta é a primeira vez que a USP aparece na liderança do ranking, ultrapassando a Pontificia Universidad Católica de Chile (UC), primeira colocada na última edição da pesquisa e que agora se encontra na segunda posição. Desde 2018, a universidade brasileira oscilava entre a segunda e terceira melhores classificações.
Ao todo, o ranking elencou 430 instituições de ensino superior de 25 países diferentes localizados entre a América do Sul, América Central e Caribe. Além da USP, outras 97 universidades brasileiras são citadas no levantamento, sendo que, desse montante, 35 delas tiveram melhora de desempenho em relação à publicação do ano passado.
Entre as 50 primeiras instituições de ensino superior ranqueadas, 13 são do Brasil, sendo 12 delas públicas. Depois da USP, a melhor brasileira colocada é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na terceira posição, seguida da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que ficou com a décima colocação.
Para realizar a avaliação e obter uma nota para cada universidade, o QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024 utilizou critérios como: impacto e produtividade das pesquisas acadêmicas; compromisso docente; empregabilidade dos estudantes; impacto online e reputação internacional.
Confira as universidades brasileiras classificadas entre as 50 melhores do ranking:
– 1ª: Universidade de São Paulo (USP) – 100 pontos
– 3ª: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 96,2 pontos
– 9ª: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 90,3 pontos
– 10ª: Universidade Estadual Paulista (Unesp) – 85,7 pontos
– 14ª: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 77,9 pontos
– 17ª: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) – 75,5 pontos
– 18ª: Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) – 75.2
– 23ª: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 68,7 pontos
– 25ª: Universidade de Brasília (UNB) – 67,4 pontos
– 27ª: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – 66,4 pontos
– 30ª: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - 63,2 pontos
– 37ª: Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 60,6 pontos
– 48ª: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - 54,3 pontos
USP é a 85ª melhor universidade do mundo
Conforme publicou a Folha do Servidor, pela primeira vez, em 20 anos, a USP foi elencada pelo QS World University Rankings: Top global universities como uma das 100 melhores instituições de ensino superior do mundo, ficando na 85ª posição. A avaliação, divulgada em junho, também foi realizada pela Quacquarelli Symonds.
O levantamento elencou as 1499 principais universidades de mais de 100 países por todo o mundo. Além da USP, aparecem na lista outras nove brasileiras, sendo três delas paulistas: Unicamp (220ª posição), Unesp (419ª) e Unifesp (entre 731º e 740º).