Instituição de ensino brasileira aparece na 85ª colocação entre 1499 universidades classificadas e se torna a mais bem avaliada da América Latina
Por Redação
Pela primeira vez no QS World University Ranking (renomado sistema de avaliação educacional internacional), a Universidade de São Paulo (USP) aparece no top 100 melhores instituições de ensino do mundo. A 20ª edição do levantamento, divulgada nesta terça-feira (27), colocou a USP na 85ª posição entre 1.499 universidades avaliadas.
No último ranking, realizado em 2022, a USP havia sido classificada na 115ª colocação, tendo ganho 30 posições, neste ano, devido, sobretudo, ao aumento significativo da empregabilidade de seus ex-alunos e à melhora em sua reputação internacional.
Com isso, a universidade brasileira ultrapassou a Universidade de Buenos Aires e a Universidade Nacional Autônoma do México, e se tornou a instituição de ensino mais bem avaliada da América Latina na classificação.
Para realizar o levantamento, a editora britânica Quacquarelli Symonds (QS), criadora do ranking, utiliza diversos critérios como: reputação acadêmica, empregabilidade, quantidade de professores por aluno, publicação de artigos científicos e número de estudantes de intercâmbio ingressantes na instituição.
Nesta edição, relativa ao ano de 2024, também foram inseridos quesitos como práticas de sustentabilidade, posicionamento no mercado de trabalho e relações internacionais na área de pesquisa.
Além da USP, outras nove universidades brasileiras aparecem na lista. São elas:
— 220º: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
— 371º: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
— 419º: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
— 595º: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
— de 691° a 700º*: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
— de 691° a 700º*: Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS)
— de 731º a 740º*: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
— de 801º a 850º*: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
— de 801º a 850º*: Universidade de Brasília (UnB)
* Os institutos de ensino são classificados em grupos a partir da 600ª posição.
Entre as dez primeiras colocadas estão universidades localizadas nos Estados Unidos e Reino Unido, à exceção do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, e da Universidade Nacional de Singapura, no país asiático de Singapura. Confira:
— 1º: MIT (EUA)
— 2º: Universidade de Cambridge (Reino Unido)
— 3º: Universidade de Oxford (Reino Unido)
— 4º: Universidade Harvard (EUA)
— 5º: Universidade Stanford (EUA)
— 6º: Imperial College London (Reino Unido)
— 7º: ETH Zurich (Suíça)
— 8º: Universidade Nacional de Singapura (Singapura)
— 9º: University College London (UCL — Reino Unido)
— 10º: Universidade da Califórnia (EUA)