AFPESP tem acervo completo sobre a luta paulista, no prédio Venceslau Brás — próximo à Sede Social; combatente foi associado e doou as peças expostas
Por Redação
A Galeria Jorge Mancini, espaço da AFPESP dedicado à memória da Revolução Constitucionalista, estará aberta excepcionalmente neste sábado (9), das 9h às 16h. A iniciativa faz parte das celebrações de 90 anos da Revolução Constitucionalista.
Mantido pela Coordenadoria de Educação e Cultura, o acervo reúne itens da batalha contra a ditadura de Getúlio Vargas, em 1932. Documentos, objetos de artilharia e outras peças compõem a exposição permanente, que leva o nome do fundador e presidente da Associação dos Ex-Combatentes de São Paulo.
Jorge Mancini e cinco irmãos alistaram-se voluntariamente no Exército Constitucionalista. Depois do movimento, na década de 90, ele doou a maioria das peças históricas à AFPESP, à qual se associou em 1948. “Assim ajo para perpetuar o ideal democrático que inspirou a Ação de 32”, disse, na ocasião.
Exposição permanente — Divulgação
De acordo com o presidente da AFPESP, Artur Marques, a entidade, fundada um ano antes da revolução (1931), reconhece a importância do marco histórico em defesa da legalidade, da democracia e dos direitos individuais e coletivos. “A história da luta dos paulistas pode ser bem conhecida aqui.”
O movimento, que teve início no dia 9 de julho, atuou pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte na Era Vargas. Após a queda de Washington Luís, Getúlio Vargas, segundo registros históricos, passou a governar de forma autocrática.
Por ser um estado central economicamente, em função do café, São Paulo protagonizou a revolta contra a ditadura varguista. A luta armada resultou na morte de quatro estudantes que se tornaram mártires da revolução, conhecidos pela sigla MMDC (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo).
Exposição permanente — Divulgação
Diversos locais no estado remetem à revolução e à promulgação da Constituição Estadual de 1947, como o Palácio 9 de Julho, sede do Poder Legislativo (Alesp). No entorno, situa-se também o Obelisco do Ibirapuera — Mausoléu aos Heróis de 32, maior monumento da cidade de São Paulo, com 72 metros de altura.
A AFPESP integra a lista de lugares notáveis e contribui para eternizar a memória da Revolução Constitucionalista. A Galeria Jorge Mancini fica próxima à Sede Social. Peças e documentos históricos sobre o combate podem ser doados à associação.
Serviço
Galeria Jorge Mancini
Rua Venceslau Brás, 206, saguão. Sé – São Paulo/SP.
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 | Sábado, 9 de julho, excepcionalmente, das 9h às 16h.
Visitas Monitoradas: (11) 3293.9568 ou (11) 3293.9582
Doações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.