Espaço cultural foi revitalizado e modernizado e está aberto ao público de quinta a domingo, das 10h às 18h; confira lista de outras atividades turísticas para fazer no município
Por Otávio Augusto Rodrigues
Na última quinta-feira (4), a Prefeitura de Amparo, em São Paulo, realizou o evento de reinauguração do Museu Histórico e Pedagógico Dr. Bernardino de Campos. A reabertura do espaço fez parte da programação de aniversário de 195 anos da estância hidromineral, celebrado ontem (8). (Saiba mais sobre a cidade, abaixo)
Para quem busca a sensação de viajar no tempo, o museu é uma ótima opção de passeio. Inaugurado em 1975, o edifício cultural já foi antiga residência do Coronel Luís Leite, em meados de 1885, e também abrigou a Prefeitura e Câmara Municipal, além do Serviço de Águas e Esgotos de Amparo entre o final do século XIX e início do século XX.
Atualmente, o acervo permanente apresenta aos seus visitantes cerca de 12 mil peças diversas que retratam a trajetória da sociedade no tempo histórico. A exposição conta com obras de arte, mobiliários, porcelanas, vestuários, instrumentos musicais, utensílios de antigas boticas e farmácias, troles, caros, coleção de testemunhos da Revolução Constitucionalista de 1932, entre outros itens.
De acordo com publicação realizada pela Prefeitura de Amparo, o espaço foi completamente revitalizado e modernizado, ganhando maior interatividade. O museu também contará com exposições temporárias, como a mostra imersiva “O Universo do Dr. Paulino Rech”, atualmente em cartaz, que destaca a história do médico nascido na região.
Endereço: Rua Luís Leite, 7, Centro, Amparo–SP.
Horário de funcionamento: o museu está aberto ao público geral de quinta a domingo, das 9h às 18h. Às terças-feiras, o espaço é reservado para visitação de escolas e grupos.
Sobre a cidade de Amparo–SP
Para relaxar, aproveitar o contato com a natureza, visitar lugares históricos, experimentar uma rica gastronomia e pontos turísticos únicos, a cidade de Amparo é uma ótima opção aos associados da AFPESP. O município, localizado no Circuito das Águas Paulista, é um dos destinos mais visitados no estado de São Paulo e seus atrativos provém, sobretudo, de sua geologia rica em fontes de águas minerais.
Amparo está a cerca de 130 km da capital de São Paulo, a 60 km de Campinas, e oferece amplas opções de passeios, dos mais variados gêneros. São parques, praças, monumentos, casarões, igrejas coloniais, alambiques, fazendas, comércios e atividades relacionadas ao ecoturismo, aventura e ciências. Tudo isso somado a eventos sazonais, como o Carnaval e o tradicional Festival de Inverno.
Para aproveitar ao máximo a incrível história amparense e se conectar com as riquezas naturais da cidade, a Folha do Servidor preparou uma lista de passeios e pontos turísticos que você precisa visitar quando estiver hospedado nas unidades de lazer da AFPESP do Circuito das Águas Paulista. Confira:
Hospedagem
Associados da AFPESP têm à disposição quatro incríveis unidades de lazer próximas de Amparo: UL Amparo (6,2 km de distância do centro), UL Serra Negra (26,5 km de distância), UL Lindoia (31 km de distância) e UL Socorro (49 km de distância). Todas oferecem infraestrutura completa de lazer, com localização privilegiada e alto padrão de atendimento. Reserve agora sua estadia pelo FlexReserva.
Cristo Redentor e turismo religioso
Um dos cartões-postais mais visitados de Amparo, o Cristo Redentor foi inaugurado em 1966 e, quando erguido, somente perdia em altura para o Cristo Redentor do Rio de Janeiro entre todas as outras estátuas similares. Com 12 metros de altura e base de 5,2 metros, o monumento e está localizado na subida do Morro da Biquinha, entre uma exuberante natureza, com uma bela vista ao seu redor.
Além do próprio Cristo Redentor, o município de Amparo é bastante reconhecido pelo turismo religioso, abrigando igrejas, santuários e capelas históricas. Abaixo segue algumas opções espalhadas pela cidade:
- Capela Centenária
- Capela Senhor Bom Jesus do Martírio
- Catedral Nossa Senhora do Amparo: missas de segunda a sexta-feira, às 7h; aos sábados, às 15h e 19h e aos domingos, às 10h e 19h.
- Comunidade São Judas Tadeu
- Igreja Nossa Senhora de Fátima
- Igreja Nossa Senhora do Rosário
- Igreja Nova São Sebastião
- Paróquia de São João Batista
- Paróquia São Benedito
- Paróquia São José Operário
Parques e Praças
A cidade de Amparo é repleta de parques e praças em toda a sua extensão territorial, proporcionando lazer e conexão com a natureza ao mesmo tempo.
Entre as principais praças e parques, estão: Jardim Público Municipal, Largo Santa Cruz, Largo São Benedicto, Praça Pádua Salles, Parque Ecológico “Dr. Paulino Rech”, Parque Linear Águas do Camanducaia, Praça Antonio Catanese, Praça Irmã Irene, Praça Jorge Pires de Godoy e Praça Monsenhor João Baptista Lisboa.
Estação Mogiana
Localizada atualmente na Praça Pádua Salles, a Estação Mogiana foi construída em 1875 e era parada da linha de trem que ligava as cidades de Jaguariúna e Amparo, construída pela Companhia Mogiana de Estrada de Ferro. Por dezenas de anos, o local serviu para carga e descarga de produtos e também para o transporte de passageiros. Em 1967, a Estação da Mogiana foi oficialmente fechada, sendo transformada em agência rodoferroviária. Hoje é um dos principais cartões-postais da cidade.
Mercado Municipal
Projetado pelo engenheiro e arquiteto Alexandre Albuquerque, o Mercado Municipal de Amparo foi inaugurado em 1912. O edifício, que teve seu projeto inspirado nas tradições mercantis dos povos árabes, passou por diversas reformas e intervenções e hoje conta com ampla oferta de restaurantes e quiosques que comercializam os mais variados produtos, principalmente aqueles produzidos na região.
Endereço: praça Dr. Araújo, Centro, Amparo–SP.
Atualmente, o Mercado Municipal está fechado para reformas, sem previsão de reabertura. Informe-se com a Prefeitura de Amparo sobre datas e horários de visitação.