População com idade maior de 60 anos e imunocomprometidos com 12 anos ou mais podem receber a imunização bivalente desde que tenham tomado a última dose há mais de seis meses
Por Redação
A Prefeitura de São Paulo deu início hoje (8) à aplicação da segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19, destinada a idosos com mais de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos. O Ministério da Saúde recomenda a aplicação apenas em pessoas que receberam a última dose do imunizante há mais de seis meses.
As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBS Integradas da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, a imunização ocorre somente nas AMAs/UBSs Integradas, no mesmo horário. Para encontrar a unidade mais próxima, clique aqui.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atualmente, a capital dispõe de um estoque de 150 mil doses da vacina, quantidade que não atende toda a demanda estimada em cerca de 1 milhão de pessoas para esta nova fase da campanha. Por isso, a SMS solicitou ao Programa Nacional e Estadual de Imunizações o repasse de novas doses.
Ainda de acordo com a pasta, até o dia 6 de dezembro, cerca de 3,2 milhões de doses do imunizante bivalente foram aplicadas na capital. A vacina utilizada é produzida pela farmacêutica Pfizer.
Cerca de 3,2 milhões de doses da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 foram aplicadas na cidade de São Paulo. Foto: iStock.
Serviço
Cronograma de aplicação da segunda dose da vacina bivalente Pfizer
- Início em 8 de dezembro - Pessoa idosa com mais de 60 anos
- Início em 8 de dezembro - Pessoa imunocomprometida com 12 anos ou mais.
Funcionamento das unidades de saúde da capital
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: de segunda a sábado, das 7h às 19h.
Para localizar a unidade de saúde mais próxima, clique aqui.
Doses remanescentes
Caso haja doses remanescentes próximo ao término das atividades do serviço de saúde, pessoas com mais de 12 anos, que não façam parte dos grupos elegíveis, podem solicitar a aplicação da segunda dose, desde que também tenham tomado a primeira há mais de seis meses. A unidade deverá manter listas de espera com o telefone dos interessados para a convocação deste público.
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde (SMS).