Empresa global de softwares de negócios aponta para a tecnologia como meio de melhorar experiência da população em órgãos públicos; CLP tem guia para o setor
Por Redação
A adoção de inteligência artificial (IA) no setor público será tendência no próximo ano. Ao menos é o que prevê a Freshworks, empresa global de softwares de negócios. De acordo com a organização, a demanda por tecnologia aumentará para melhorar a experiência da população em órgãos públicos.
Especialistas prospectam crescimento na demanda por IA entre instituições públicas de modo a promover avanços na prestação de serviços. A chamada IA generativa, aquela responsável por criar novos conteúdos, como texto e imagem, deve ganhar força por estar alinhada à expectativa de usuários da facilidade.
O ChatGPT, por exemplo, tornou-se a IA generativa mais usada mundialmente, com 100 milhões de pessoas cadastradas. Desde então, empresas privadas passaram a se preocupar com o uso da tecnologia por seus funcionários. Na esteira, governos e o setor público iniciam discussões a respeito de ferramentas do tipo.
Foi a partir desse cenário que a Microsoft e o Centro de Liderança Pública (CLP) lançaram um guia dedicado à aplicação de inteligência artificial no setor público. O documento abrange IA em áreas como saúde e segurança. Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP, diz que o objetivo é orientar principalmente os servidores públicos.
O guia está disponível gratuitamente.
Fonte: Consumidor Moderno e Exame