Ocupante da cadeira nº 9 de Letras da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) da AFPESP, acadêmica havia completado 100 anos em outubro
Por Redação
Com um século de vida, completado no dia 3 de outubro, Hebe Canuto da Boa-Viagem de Andrade Costa (cadeira nº 9 de letras da Academia de Letras, Ciências e Artes – ALCA – da AFPESP) faleceu hoje (24).
Advogada certificada pela Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo, a servidora pública atuou como professora na rede estadual de ensino e ingressou no quadro associativo da AFPESP em 31 de dezembro de 1971.
Formação acadêmica
Hebe formou-se em Biblioteconomia pela PUC-Campinas, Pedagogia e Ciências Sociais pela USP e Direito pela UniFIG.
Produção literária
A acadêmica possui uma ampla gama de produções literárias publicadas tanto no Brasil, quanto no exterior. Participou de 26 antologias, entre elas “Mosaico de Letras da AFPESP” (2005); biografias de dez patronos da Academia Paulista de Psicologia
Hebe Canuto. Foto: Elisa Izumi Torres
(Boletins da Academia); além de livros como “Elas, as pioneiras do Brasil – A memorável saga dessas mulheres” (2005) e “Mestres” (2011).
Ao longo de sua carreira, colecionou diversas conquistas, como o 1º lugar no prêmio literário do Colégio Culto à Ciência (1945) e o Troféu Claudio de Sousa de Melhores Livros Internacionais pela Associação Internacional de Escritores e Artistas Literarte (2012). Sua última obra publicada é “Notáveis Mulheres Brasileiras” (2025).
A AFPESP transmite condolências aos familiares e amigos da acadêmica.



