Honraria foi entregue pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes à acadêmica por sua contribuição em prol da cultura, educação e literatura ao município
Por Redação
A professora, escritora, e contadora de histórias, Su Canfora, integrante da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) da AFPESP, recebeu o título de “Cidadã Mogiana” pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, localizada na região do Alto Tietê, em São Paulo. A honraria, conferida de acordo com as diretrizes do Decreto Legislativo nº 174/2023, foi entregue durante sessão solene realizada na última sexta-feira (10).
Segundo o autor da proposta, vereador Osvaldo Silva, a homenagem foi concedida à acadêmica da ALCA em decorrência do legado que ela deixou à cultura, educação e literatura no município, onde reside há 35 anos. O parlamentar destacou ainda que Su Canfora recebeu o reconhecimento por ser um exemplo de superação, especialmente diante dos desafios enfrentados durante sua infância.
“Mesmo sendo contadora de histórias, não tenho palavras para agradecer esta homenagem. Vejo aqui pessoas da Igreja, da escola, ex-alunos, familiares, artistas e amigos. Sofri bullying e discriminação. Cresci com grande complexo de inferioridade. Pode parecer piegas falar sobre isso, mas quero que minha história de superação leve outros a acreditar que isso é possível”, declarou a homenageada durante seu discurso.
Outras autoridades presentes também ressaltaram a relevância da contribuição da nova cidadã mogiana para o desenvolvimento educacional e cultural de Mogi das Cruzes. Nascida na capital paulista, Su Canfora dedicou 28 anos de sua carreira como professora na rede pública estadual, sendo 25 deles dedicados a escolas mogianas.
“Quem ganha com o talento de Su são os nossos alunos. Ela ajudou a construir a educação de Mogi. Sueli sempre acreditou que a educação é a ponte para a transformação de vidas”, ressaltou Marilu Beranger, secretária-adjunta de Educação do município e representante do prefeito na ocasião, em entrevista cedida ao portal da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.
Sobre a homenageada
Su Canfora é o nome artístico de Sueli Maria Ferreira Canfora, paulistana, residente em Mogi das Cruzes há mais de trinta anos. É formada em letras pela Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI) e pós-graduada em literatura Infantil e contação de histórias pela Universidade de Araraquara (Uniara). Durante 28 anos, Su dedicou-se à educação na rede pública estadual, desempenhando papéis como professora e coordenadora da sala de leitura. Nesse período, conduziu oficinas de contação de histórias, teatro de fantoches e sombras, envolvendo alunos e a comunidade.
Como escritora, participou em onze antologias, entre elas, a obra “Onde Canta o Sabiá”, de 2022, lançada na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo. Entre seus trabalhos autorais, destacam-se os livros "Minha Caminha de Algodão" (infanto-juvenil), lançado em 2018; "Cheirinho de Chá — Pequenas Porções de Vida" (contos e crônicas), de 2020; "Florada da Cerejeira" (poesias), de 2021; e "Voe na Imaginação" (infanto-juvenil), lançado em 2023.
Confira a íntegra da sessão solene