Uma breve amostra do que foi discutido pelos conselheiros pode ser conferida abaixo
Leia os principais assuntos discutidos pelo Conselho Deliberativo na Reunião Ordinária, realizada em 25 de março de 2021, via videoconferência.
Declaração de vitaliciedade
O conselheiro Luiz Manoel Geraldes, atualmente afastado por eleição para o exercício do cargo de 2º vice-presidente da Diretoria Executiva e Coordenador Chefe de Gabinete, tendo cumprido vinte anos intercalados no exercício de mandatos eletivos no cargo de conselheiro do Conselho Deliberativo e membro eleito da Diretoria Executiva, além de atividades de coordenação, passou à condição de conselheiro vitalício. Já a conselheira suplente Helena Niskier tomou posse como conselheira efetiva.
Auditoria e transparência
O conselheiro Feres Sabino indicou encaminhar à Diretoria Executiva a contratação de uma das cinco empresas de auditoria de primeira linha (Deloitte, Pricewaterhouse Coopers, Ernest & Young, KPMG e Grant Thornton) para fiscalização das atividades da AFPESP. O presidente da Diretoria Executiva, Álvaro Gradim, informou que em 29 de julho de 2020 foi contratada para auditoria externa a empresa BDO Brasil, Auditores Independentes.
Comunicação
O conselheiro Mário Palumbo indicou à Diretoria Executiva o lançamento de duas campanhas nos meios de comunicação, uma para valorizar o funcionalismo público e outra para ajudar os associados carentes.
Clube de Campo Vinhedo
A convite da Diretoria Executiva, no dia 19 de março de 2021, o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo César Corrêa Borges e os conselheiros Edson Toshio Kubo, Ester Mirian Belo Rodrigues, Zilda Maria Mendes Falqueto e Eduardo Pereira Quadros de Souza visitaram o Clube de Campo Vinhedo, onde colaboradores da AFPESP das áreas de meio ambiental e construção esclareceram as situações do imóvel no que diz respeito às reformas necessárias, a impossibilidade de novas construções devido às limitações ambientais e a necessidade de regulamentação ambiental.
Associativismo
O presidente do Conselho Deliberativo solicitou a todos que respondessem a pergunta: “A quem interessa o fim da estabilidade do serviço público?”. As respostas seriam encaminhadas à Diretoria Executiva, para incluir nos meios de comunicação da associação. Na ocasião presidente da Diretoria Executiva, Álvaro Gradim, informou sobre as ações tomadas e, defesa dos servidores públicos, como o apoio à aprovação do PDL 22/20. Também lembrou que a AFPESP tem realizado atividades sociais, como a doação de enxovais das unidades de lazer para as instituições que cuidam dos mais carentes.
Para mais informações, consulte a resenha da ata da reunião, aqui.