Mostra gratuita exibe frases icônicas do escritor, gravadas em objetos de cerâmica, além de uma réplica em tamanho real do poeta
Por Otávio Augusto Rodrigues
Nesta quarta-feira (16), foi aberta, no Saguão da Sede Social da AFPESP, a exposição Fernando Pessoa: Frente e Verso, assinada pela associada e artista plástica Telma Pera, com curadoria de Marlene Pereira. A mostra homenageia Fernando Pessoa, um dos mais importantes escritores, poetas, filósofos e dramaturgos da língua portuguesa.
Organizada em parceria com a Coordenadoria de Educação e Cultura, a instalação artística ficará disponível para visitação até 31 de outubro (exceto aos finais de semana), das 9h às 16h. A entrada é gratuita, sem necessidade de agendamento.
Para compor as obras expostas, Telma Pera utilizou objetos de cerâmica comuns do dia a dia, como pratos, travessas e xícaras, nos quais gravou frases icônicas de Fernando Pessoa e seus heterônimos. Segundo a artista, o objetivo de utilizar esses itens é permitir com que as pessoas se envolvam de forma íntima e prática com as palavras do escritor, integrando a poesia ao cotidiano.
Além das peças de cerâmica, a mostra inclui painéis que traçam a trajetória pessoal e literária de Pessoa e uma réplica em tamanho real do poeta.
Telma Pera explicou que a escolha da homenagem a Fernando Pessoa surgiu de uma profunda admiração pela sua obra, sentimento compartilhado por todos os envolvidos na mostra, incluindo o marido da artista, Antônio Carlos de Castro Machado, conselheiro vitalício da AFPESP, falecido em julho de 2024.
“Fiquei muito contente e emocionada de receber o convite da AFPESP. Comecei a preparar a exposição, mas meu marido ficou doente e não conseguiu conferir como ficou ao final. Uma das contribuições dele é a roupa do boneco de Fernando Pessoa”, afirmou Telma Pera.
“Tive contato com o conselheiro Antônio Carlos de Castro Machado, que era uma pessoa maravilhosa, extremamente querida e dedicada à AFPESP. Com certeza ele deve estar muito feliz e orgulhoso nesta hora”, disse Helena Niskier, representante do Conselho Deliberativo na abertura da exposição.
Além de associados e colaboradores da AFPESP, estiveram presentes na cerimônia:
- Telma Pera, associada e expositora;
- Marlene Pereira, curadora da mostra;
- Carmen Almeida, integrante da equipe da artista;
- Maria Edna Silva Roza, coordenadora de Educação e Cultura entre janeiro de 2021 e outubro de 2024;
- Rosy Maria de Oliveira, 2ª vice-presidente da AFPESP e coordenadora interina de Educação e Cultura;
- Helena Niskier, conselheira da AFPESP;
- Elvira Stippe Bastos, coordenadora Social.
“Quando nós vimos a exposição montada na Casa de Portugal, adoramos o trabalho da Telma e quisemos trazer para a AFPESP. A Coordenadoria de Eventos e a Presidência nos permitiu que fizéssemos aqui na Sede Social, e, após organizamos tudo, saiu esta beleza, digna de ser vista”, ressaltou Maria Edna Silva Roza, coordenadora de Educação e Cultura entre janeiro de 2021 e outubro de 2024.
“Esta exposição é fruto de um grande trabalho que vem sendo preparado pela então coordenadora Maria Edna Silva Roza, com toda a sua equipe há muito tempo. É um orgulho para nós recebê-la aqui. Quem visitar, vai poder conferir a delicadeza e sensibilidade com as quais Telma retratou a obra de Fernando Pessoa” destacou Rosy Maria de Oliveira, 2ª vice-presidente e coordenadora interina de Educação e Cultura.
Mostra visual é destaque do Palavra do Presidente
Na última edição do Palavra do Presidente, Artur Marques, presidente da AFPESP, comentou sobre a exposição “Fernando Pessoa: Frente e Verso”. Confira:
Serviço:
Exposição “Fernando Pessoa: Frente e Verso”
Data e hora: de 16 a 31 de outubro, das 9h às 16h (exceto sábados e domingos).
Local: Sede Social da AFPESP
Endereço: Rua Dr. Bettencourt Rodrigues, 155, Centro, São Paulo–SP.
Valor: Entrada gratuita (não é necessário agendamento)