Liberação da fonte Pompeia I foi uma das pautas do encontro
Por Catiane Santos
Nesta terça-feira (7), o presidente da AFPESP, Artur Marques, recebeu o prefeito da cidade de Socorro, Maurício de Oliveira Santos (PSD), para discutir a liberação da fonte Pompeia I junto à Agência Nacional de Mineração (ANM) e melhorias na área territorial da Unidade de Lazer AFPESP Socorro.
“Todas as exigências técnicas para a liberação da fonte foram finalizadas pela AFPESP. Estamos apenas aguardando a análise final da Agência Nacional de Mineração”, explicou o presidente Artur Marques, que também reforçou o interesse da associação em permitir que os socorrenses tenham acesso à fonte.
“Quero agradecer a forma com que o presidente Artur Marques se colocou perante o nosso município. Fui informado que a AFPESP fez todo o trabalho para a liberação das fontes e que tem enfrentado algumas dificuldades burocráticas. Eu me coloquei à disposição para que a prefeitura trabalhe em conjunto com a associação, sempre buscando o interesse da coletividade e principalmente dos associados, que são muito importantes para a cidade”, informou o prefeito de Socorro, Maurício de Oliveira Santos.
Também participaram do encontro realizado na Sede Social: Antonio Luiz Pires Neto (1º vice-presidente); Joaquim Gilberto Vieira (vice-prefeito do município de Socorro); Domingos Dissei (conselheiro do Tribunal de Contas do Município de SP); Vivian Heller Weiss Souguellis (engenheira ambiental da Coordenadoria de Meio Ambiente da AFPESP).
Interdição das fontes Pompeia I e II
Em 2022, a ANM interditou as fontes localizadas no terreno pertencente à AFPESP após identificarem a necessidade de readequação da área conforme a lei vigente.
Todas as obras de melhorias foram finalizadas em 2024 e, em julho do mesmo ano, o presidente da associação reforçou para autoridades do município o desejo de celeridade para a conclusão do embargo.
Compromisso com o meio ambiente
No último triênio, além da adequação das fontes, a AFPESP investiu – e segue investindo – em obras de melhorias na UL Socorro para garantir uma simbiose com a fauna e flora presentes na área.
“Um dos princípios da entidade [AFPESP] é exatamente a seriedade com o meio ambiente; é uma política institucional”, enfatizou o presidente Artur Marques.
Uma das últimas ações concretizadas foi o plantio de 92 mudas de árvores em comemoração ao 92º aniversário da entidade (completados em 2023), com a inauguração de uma trilha de 730 metros que liga a entrada da UL ao balneário.