Livro reunirá histórias cômicas, inusitadas ou curiosas vividas por acadêmicos no exercício de suas funções públicas
Por Otávio Augusto Rodrigues
No dia 8 de agosto, a Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) da AFPESP realizou sua 96ª Reunião Ordinária no auditório da Sede Social, em São Paulo. O encontro bimestral foi precedido por um almoço servido aos acadêmicos, que contou com a apresentação artística da associada Lucia Fabro.
A reunião foi conduzida pelo presidente da ALCA, Aclibes Burgarelli, que iniciou o expediente parabenizando os acadêmicos pelo envolvimento em diversas atividades ao longo do último bimestre. Dentre elas, destaca-se a participação de membros da academia na Feira Literária dos Associados Escritores (FLAE) 2024.
Para conferir a agenda completa das atividades dos acadêmicos, clique aqui.
Janethe Akio Monteiro, 1ª secretária da ALCA, deu continuidade à reunião declamando a poesia de sua autoria denominada “Pai”, escrita em homenagem ao Dia dos Pais, comemorado no último domingo (11).
Em seguida, Burgarelli anunciou a aquisição de 100 exemplares da antologia “Tempos Preciosos”, coletânea de textos escritos pelos integrantes da ALCA. As cópias serão distribuídas na próxima reunião, que marcará os 21 anos da academia, no dia 10 de outubro de 2024.
“Tempos Preciosos”, lançado pela editora Uiclap, foi um dos destaques de vendas do mês de julho na loja virtual da editora. O livro, que representa um marco para a produção literária e científica dos membros da ALCA, segue à venda por um preço promocional e pode ser adquirido clicando aqui.
Devido à repercussão positiva da antologia, será lançada uma coletânea de crônicas de autoria dos acadêmicos, relatando experiências verídicas cômicas, inusitadas ou curiosas vividas no exercício de suas funções públicas. A obra, que também será publicada junto à Uiclap, ainda não tem data prevista de lançamento.
A antologia (“Tempos Preciosos”) foi uma realização inédita da academia, que conseguiu alcançar este patamar e vai continuar com a nova obra sobre crônicas. O serviço público tem muitas histórias para serem contadas, algumas cômicas, tristes e pitorescas. Com essas crônicas, podemos revelar um lado diferente, um lado humano dos servidores”, afirmou Aclibes Burgarelli.
Apresentações de acadêmicos
Durante a reunião, alguns acadêmicos fizeram uso da palavra para apresentações diversas:
- Janethe Akiko Monteiro (cadeira nº 15 de Artes);
- Antônio Carlos Duarte Moreira (cadeira nº 3 de Letras);
- Rosemeire Aparecida Trebi Curilla (cadeira nº 19 de Letras);
- Marli Straceri (cadeira nº 17 de Artes);
- Andréa de Aguiar Cestari (cadeira nº 5 de Artes).