Ranking anual destaca a importância de projetos voltados à preservação ambiental em instituições de ensino superior
Por Redação
Em avaliação divulgada no dia 14 de dezembro pela GreenMetric — rede que fomenta projetos de sustentabilidade ambiental em instituições de ensino superior de todo o planeta — a Universidade de São Paulo (USP) foi considerada a décima universidade mais sustentável do mundo e a primeira da América Latina.
O ranking UI GreenMetric World University, realizado anualmente desde 2010, leva em conta critérios como a preservação ambiental do campus, consumo energético, programas de reciclagem para resíduos, conservação e uso racional da água, utilização de modais de transportes menos poluentes e sistema de ensino que promova a sustentabilidade ambiental.
Neste ano, 956 instituições de educação superior foram avaliadas, sendo 40 delas no Brasil. Em 2020, a Universidade de São Paulo tinha alcançado a 13ª posição mundial, subindo três colocações neste ano.
As três universidades mais sustentáveis do mundo, de acordo com a avaliação, são a Universidade de Wageningen, na Holanda, em primeiro lugar; a Universidade de Nottingham do Reino Unido, em segundo, e a Universidade de Groningen, também holandesa, com a terceira posição.
O UI GreenMetric World University Ranking 2021 considerou a Universidade Federal de Lavras (UFLA) como a segunda melhor brasileira, na 48ª posição, e a Universidade de Campinas (UNICAMP) como a terceira, na 65ª colocação.