Biometria facial permite que beneficiários realizem prova de vida por meio de aplicativo para smartphone; confira o passo a passo
Por Redação
Nova funcionalidade do aplicativo SOU.SP.GOV.BR permite que aposentados e pensionistas realizem recadastramento da SPPrev por meio de smartphones.
Disponível para download nos sistemas operacionais Android e iOS, o aplicativo é integrado ao GOV.BR e utiliza biometria facial para realizar a prova de vida dos beneficiários, ou seja, faz o reconhecimento e validação de aposentados e pensionistas comparando seus rostos com fotos que estão nas bases do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da Justiça Eleitoral.
Por isso, é necessário possuir carteira de motorista (CNH) ou biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer esse procedimento.
Veja o passo a passo para baixar o aplicativo e como fazer a prova de vida.
Para o presidente da AFPESP, Artur Marques, a tecnologia facilitará a vida de muitos servidores aposentados e pensionistas: “Considerando que o recadastramento anual é obrigatório, no mês de aniversário do beneficiário, e só pode ser feito por ele, exigindo até hoje presença em uma agência do Banco do Brasil ou em uma das unidades de atendimento da SPPREV. Apesar do avanço, será importante manter essas alternativas presenciais, pois há idosos que têm dificuldade de realizar operações virtuais”.
O SOU.SP.GOV.BR é um canal único para o relacionamento entre os servidores estaduais, os aposentados, os pensionistas, os beneficiários do IAMSPE e o Governo. O objetivo de seu desenvolvimento é transformar São Paulo em um estado cada vez mais tecnológico, transparente, eficiente e acessível para toda a população. Já a conta GOV.BR é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Com ela, os cidadãos se identificam com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os brasileiros.
No caso dos pensionistas universitários, o recadastramento continuará sendo realizado junto à SPPREV, nos meses de janeiro e julho. Além da prova de vida digital, o procedimento também poderá ser efetuado de modo presencial, em agência do Banco do Brasil ou unidade da autarquia.
Ainda tem dúvidas? Consulte aqui o Guia de Perguntas e Respostas da SPPrev.