Docente foi homenageada com uma das honrarias mais nobres na área da química
Por Redação
No dia 28 de maio, a pró-reitora de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), professora Maria Valnice Boldrin, recebeu a medalha Simão Mathias como reconhecimento a sua contribuição para o desenvolvimento da química no país.
A homenagem ocorreu na 46º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), realizada em Águas de Lindóia entre os dias 28 e 31 de maio. No mesmo evento a pró-reitora ministrou uma conferência para cerca de 1.500 pessoas.
Apresentada pela sociedade científica como “um nome fundamental na consolidação da eletroanalítica e da fotoeletroquímica no Brasil”, Maria Valnice é associada da AFPESP, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e diretora do comitê gestor de um dos três Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) sob a liderança da Unesp, o Instituto Nacional de Tecnologias Alternativas para Detecção, Avaliação Toxicológica e Remoção de Contaminantes Emergentes e Radioativos (INCT-Datrem).
Em 2019 a docente foi reconhecida pela Sociedade Brasileira de Eletroquímica e Eletroanalítica pela contribuição nessas áreas. No mesmo ano foi homenageada pelo IQ-Unesp pelo trabalho desenvolvido na unidade universitária e em 2014 foi eleita uma das cientistas brasileiras mais influentes ao receber o Prêmio Elsevier/Capes.
Fonte: Unesp