Curso no formato EAD tem 400 horas e promove formação interdisciplinar avançada; aulas são semanais às quartas-feiras, ao vivo, das 19h às 23h
Por Redação
A Universidade de São Paulo (USP/Esalq) lançou o curso de Especialização EAD em Neurociência e Aprendizagem na Educação. O objetivo é qualificar profissionais para aplicação de técnicas da neurociência no ambiente educacional abrangendo todas as áreas do conhecimento.
As inscrições estão abertas, e a previsão para o início das aulas é em 13 de novembro. O valor da pós-graduação é dividido em 22 parcelas de R$ 400,90; já a taxa de inscrição custa R$ 100.
Com aulas semanais ao vivo às quartas-feiras, das 19h às 23h, o curso oferece uma carga horária total de 360 horas/aula, além de 40 horas/aula dedicadas ao trabalho de conclusão (TCC). As aulas também são gravadas e ficam disponíveis aos alunos durante todo o período letivo. A duração total da especialização é de 18 meses.
O público-alvo é formado por professores, gestores escolares, psicólogos, psicopedagogos, psicomotricistas, fonoaudiólogos e outros profissionais que desejam integrar conhecimentos de neurociência em suas práticas pedagógicas e/ou atendimento personalizado. Por meio de uma metodologia ativa e abordagens interdisciplinares, a especialização é dividida em três módulos: Fundamentos da Neurociência, Educação de Qualidade Social e Competências Essenciais na Educação Básica.
A grade ampla de conteúdos visa preparar o profissional para os desafios atuais e futuros do processo educacional, trazendo disciplinas como Integração de IA (inteligência artificial) nas práticas educativas e transtornos do desenvolvimento e neurociência para a aprendizagem.