Certame acontecerá após quatro anos de ausência e será voltado para docentes titulares que atuem nos ensinos fundamental e médio; inscrições on-line estão programadas para ocorrer entre 15 e 24 de maio
Por Otávio Augusto Rodrigues
Professores efetivos da rede estadual de ensino paulista interessados em mudar de local de trabalho poderão se inscrever em um concurso público de remoção promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). As inscrições serão on-line e estão previstas para ocorrer entre os dias 15 e 24 de maio.
O certame, que ocorre após quatro anos de ausência, será voltado inicialmente para docentes que atuem no ensino fundamental (I e II) e médio, que sejam titulares de seus cargos, contratados por meio de concursos. Segundo a Seduc-SP, mais de 85 mil professores da rede estadual de ensino estão aptos a participar.
A expectativa da pasta é que os docentes que tiverem a remoção aprovada, poderão participar da atribuição de classes e aulas do ano letivo de 2025 já em seus novos postos de trabalho. O certame contemplará professores que desejarem transferência para unidades educacionais de todas as 91 diretorias regionais de ensino.
Serão aceitos pedidos de remoção por motivos de mudança de endereço após união de cônjuge (civil ou estável), ou por apresentação de conquista de títulos e capacitações (aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado). Em caso de empate, serão considerados o tempo de contribuição, quantidade de filhos e idade do docente.
Conforme o cronograma inicial divulgado pela Seduc-SP, os resultados do concurso serão divulgados até 30 de julho. O edital completo ainda não foi publicado,
“Ano passado, eu conversei muito com os professores, e a gente não tem remoção há bastante tempo, desde 2020. O concurso é um pedido da rede. Em breve, vamos organizar o concurso também para profissionais de outras funções”, afirmou Renato Feder, secretário de Educação de São Paulo, em entrevista divulgada no site do governo estadual.