Imprimir

TJSP recebe exposição sobre a primeira tradução simultânea da história

Cultura
16 Março 2023
16 Março 2023

Mostra apresenta documentos históricos sobre interpretação simultânea realizada durante o Julgamento de Nuremberg, que condenou atrocidades da Alemanha nazista

Por Redação

Desde o dia 9 de março, o Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), recebe a exposição "1 julgamento, 4 línguas: os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg", que apresenta a história da primeira tradução simultânea oficial realizada no mundo.

A partir de materiais históricos, a mostra revela quem foram os 36 profissionais que traduziram interrogatórios e depoimentos durante os dez meses do Julgamento de Nuremberg, responsável por condenar as atrocidades cometidas pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Os intérpretes operaram atrás de cabines de vidro, e dispuseram de estrutura de som inovadora à época para traduzir em quatro línguas diferentes: inglês, francês, russo e alemão. Seus trabalhos foram essenciais para a compreensão dos acontecimentos e para a determinação das sentenças aplicadas pelo Tribunal Militar Internacional.

Além disso, a exposição também propõe análises e reflexões sobre aspectos jurídicos e a relevância histórica do Julgamento de Nuremberg para o progresso do direito internacional.

0316 Imagem interna exposicao Tjsp interpretes1Exposição "1 julgamento, 4 línguas: os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg" instalada no Salão dos Passos Perdidos, localizado na sede do TJSP. Foto: Comunicação Social TJSP.

0316 Imagem interna exposicao Tjsp interpretes2Mostra foi inaugurada no dia 9 de março e ficará disponível para visitação até 10 de abril. Foto: Comunicação Social TJSP.

Exibida em mais de dez países, a instalação artística tem curadoria da intérprete alemã Elke Limberger-Katsumi, sendo organizada pela Associação Internacional de Intérpretes de Conferencia no Brasil – Brasil (AIIC) junto à Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC).

As visitas são gratuitas e estão disponíveis até o dia 10 de abril, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas, no Salão dos Passos Perdidos, localizado no 2º andar do Palácio da Justiça. A sede do TJSP fica situada na Praça da Sé, s/nº, no centro de São Paulo, próxima à Sede Social da AFPESP.

Serviço

"1 julgamento, 4 línguas: os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg"

Palácio da Justiça, sede do TJSP
Praça da Sé, s/nº – 2º Andar – Centro, São Paulo – SP
De segunda a sexta, das 13h às 17h, até o dia 10 de abril
Entrada gratuita
Telefone: (11) 4802-9394, (11) 4802-9188 e (11) 4802-9358

Compartilhar
Imprimir